Inteligência em Tecnologia da Informação

Há uma série de estratégias capazes de tornar a TI mais alinhada com o negócio e maximizar os resultados como um todo​

Estratégias de negócios vencedoras geralmente são apoiadas por um sólido planejamento de TI. Ou seja, não basta investir em softwares e hardwares, mas é preciso ter um Plano Diretor de TI bem definido, processos que levem a empresa à Transformação Digital de fato e um conjunto de normas, políticas e diretrizes pensado exclusivamente para alavancar o business (Governança de TI).

Quando se fala em inteligência de TI é primordial otimizar os processos de gestão de TI, fazer um desenho da sua arquitetura, definir as soluções e aplicações mais viáveis (ERP, CRM, BI, SCM, entre outras), e saber o Total Cost of Ownership. Com essa abordagem, é possível incorporar melhor os mecanismos das políticas de segurança e compliance, além de tornar a TI mais alinhada aos objetivos do negócio.

Case

Mudança da relevância estratégica da área de TI: de controle de custos para valor agregado

Cenário:

Uma das principais empresas de mineração do Brasil desenvolveu com a TGT seu plano estratégico de TI. Na discussão e formatação do plano, um dos principais objetivos foi mover a área da sua situação original, de “robustez localizada”, para um cenário de proatividade, numa posição de maior relevância dentro da organização.

Abordagem:

Este projeto começou pela definição de um modelo de governança de TI e prosseguiu com o traçado de um road map para as soluções. Foi feita a seguir uma seleção e melhoria dos atributos fundamentais de suporte ao negócio: soluções, serviços, processos, métodos e procedimentos. Finalizamos com um benchmarking utilizando práticas exclusivas da TGT.

Resultados:

Fizemos a implantação da governança de TI com os processos e ferramentas que proporcionam ao cliente uma condução estratégica e tática das suas operações, tudo sempre alinhado às diretrizes do negócio. Definimos e implantamos os mecanismos das políticas de segurança e compliance, arquitetura, orçamentos, priorização e gestão de contratos. Por fim, foram ainda revisados os papéis e responsabilidades, relacionamentos e serviços.

Entre em contato conosco

Use este formulário para solicitar informações da TGT. Teremos prazer em atender você e responderemos no prazo mais breve possível