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ISG Provider Lens™ Digital Business – Solutions and Service Partners – Brazil 2019-20 – Digital Backbone Managed Services

Tendências Gerais

A ISG avaliou 56 prestadores de serviços para qualificar 26 em quatro quadrantes neste relatório. Mais prestadores de serviços manifestaram interesse em compartilhar informações com a empresa este ano. Isso indica que o mercado de terceirização está gradualmente migrando para temas digitais em torno da jornada do cliente, produtos digitais, backbone de serviço (SaaS), inteligência artificial (IA) e blockchain. Existe um interesse geral em algoritmos e analytics, que aparece em todas as ofertas de serviços.

Maturidade Da Jornada Do Cliente

O Brasil tem uma tradição em marketing, com muitas agências premiadas. Os clientes brasileiros valorizam o design e a criatividade e esperam que seus produtos digitais reflitam isso. Vários relatórios de pesquisa indicam que os brasileiros são os principais usuários de mídia digital. O Brasil é o número quatro no LinkedIn, com 36 milhões de usuários, e no Facebook, com 120 milhões de usuários, e o número dois no Instagram e YouTube, com 70 milhões de usuários cada. Com 284 milhões de usuários móveis, o Brasil oferece uma enorme oportunidade de comércio eletrônico móvel. Um estudo recente da Panorama Mobile Time / Opinion Box mostra que 85% dos brasileiros (201 milhões) fizeram compras usando um dispositivo móvel, com 48% declarando que fazem compras através de dispositivos móveis e retiram suas compras em uma loja. Para aqueles que nunca compraram pelo celular, 23% dizem que não é prático. São números impressionantes que ilustram a importância dos serviços de jornada do cliente no Brasil.

Vários fornecedores atingiram a maturidade através de projetos integrados, marketing digital, analytics de IA / aprendizado de máquina (ML), design thinking e prototipagem. Eles podem escalar, cotar, estimar a duração do engajamento e antecipar os resultados dos negócios. Com um foco claro na jornada do cliente, mais empresas de serviços de TI estão entrando nesse mercado. Os resultados comerciais medidos da jornada do cliente podem ser encontrados na página de perfil de cada líder; neste relatório. Os principais benefícios são o aumento das vendas e a retenção de clientes.

Este relatório inclui 18 empresas participantes, sete líderes e uma rising star. As diretrizes para o fornecimento de serviços de jornada do cliente podem ser encontradas nas observações do relatório por quadrante.

Serviços De Ciclo De Vida De Produtos Digitais

Os serviços de ciclo de vida dos produtos digitais estão melhorando e amadurecendo rapidamente com o DevOps e a automação de testes. A agilidade está no centro do desenvolvimento de produtos digitais. A abordagem do DevOps agora inclui o uso de containers para implantar produtos digitais. Os containers estão no mercado há apenas cinco anos e estão ganhando destaque por suas implantações em várias nuvens com repetição consistente e redução de falhas. No Brasil, poucos fornecedores implementam o gerenciamento de containers em ambientes de produção regular, mas também relatam uma demanda crescente à medida que muitos o utilizam na fase de desenvolvimento de aplicações. A tração de empresas digitais habilitadas, como bancos digitais e fintechs, está impulsionando o mercado para canais de desenvolvimento de produtos digitais mais robustos.

O mercado da API surgiu, definindo os serviços de criação, teste, manutenção e disponibilização de APIs e microsserviços que não pertencem a aplicações legadas ou produtos digitais, mas devem existir no meio. A economia da API tornou-se um termo geral, pois seu isolamento e demanda de mercado permitem sua monetização. Eles são produtos digitais.

Com tantas mudanças complexas, nem todos os provedores de serviços ajustaram e adaptaram suas ofertas de serviços. Muitos continuam a se referir ao design thinking, à organização ágil e ao scrum como uma novidade quando, na realidade, eles se tornaram negócios comuns. A ISG identificou fornecedores que têm de 1.000 a 1.500 profissionais de ágil trabalhando em pipelines automatizados de DevOps. O dimensionamento de ágil não é mais uma limitação para a transformação digital.

Este quadrante avalia 20 prestadores de serviços e identificou oito líderes e uma rising star. Para clientes que estejam escolhendo sua empresa parceira de produto digital, este estudo identificou alguns critérios críticos listados nas observações do relatório do quadrante.

Serviços Gerenciados De Backbone Digital

Em muitos casos estudados, novos serviços digitais são entregues sob modelos contratuais de nuvem gerenciada. Nenhuma melhor prática contratual surgiu até então. Parece que clientes e fornecedores não estão prontos para negociar o escopo e os níveis de serviço dos serviços de backbone digital e podem solicitar ajuda externa de consultores para equilibrar as negociações.

Existem contratos baseados em resultados, mas poucos provedores relataram uma porcentagem significativa de transações com alguma métrica baseada em resultados para compensação ou penalidade financeira.

Todos os provedores incorporaram os serviços de suporte do DevOps. As plataformas de automação do DevOps surgiram como diferenciais competitivos, com vários níveis de IA aplicados para fortalecer a automação.

A ISG identificou 20 empresas para este quadrante, elegendo oito líderes e uma rising star. Para clientes que buscam serviços gerenciados de backbone digital, algumas ideias são incluídas nas observações do relatório do quadrante.

Serviços De Blockchain

O mercado global de serviços de blockchain atraiu muitos provedores de serviços. No entanto, o número de projetos, especialistas e receita não cresceu muito em relação ao ano passado. O mercado continua pequeno em receita. A maioria dos projetos são rápidos e envolve equipes pequenas, fornecendo valor comercial consistente. Algumas estatísticas são mostradas na página de observações do quadrante.

À medida que esse mercado evolui, o ledger distribuído de blockchain puro é substituído por tecnologias de ledger distribuído (DLTs) mais genéricas e com permissão. A ISG coletou mais de 100 estudos de caso de blockchain e a maioria é permissionado, com uma autoridade central ou patrocinador, que lida com o custo de execução da DLT. Em termos práticos, a DLT é mais fácil de implementar, fornecendo resultados concretos com menor complexidade e custo.

No Brasil, a blockchain encontrou alguns casos de uso prático, como os anunciados pelo Banco Bradesco, Natura, BRF, Febraban e Serpro. Grandes instituições financeiras experimentaram o R3 Enterprise Corda e outras soluções surgiram para as companhias de seguros. O mercado local é tímido em comparação com experimentos globais.

Nesse quadrante, a ISG identificou 23 participantes e nomeou nove líderes e uma rising star.

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O ISG Provider Lens™ é uma pesquisa comparativa entre provedores de serviços. Ela fornece avaliações independentes e confiáveis de fornecedores presentes no Brasil, segmentados pelo comportamento de mercado.

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