Blog

ISG Provider Lens™ Next-Gen Application Development & Maintenance (ADM) Services – Brazil 2019-20 – DevOps Consulting (Portuguese)

Tendências Gerais

O desenvolvimento de aplicações de última geração depende do uso significativo da automação. Recentemente, o mercado está amadurecendo no uso do aprendizado de máquina (ML) para identificar e prever incidentes. Ao identificar a recorrência, os provedores de serviços podem direcionar seus esforços para eliminar as causas-raiz das aplicações mais problemáticas por meio de correções de erros, configuração e integração com ferramentas de gerenciamento de operações para alocação dinâmica de recursos. Com a redução no número de incidentes, os fornecedores podem otimizar custos e se comprometer a fazer melhorias contínuas na qualidade e reduções de custos, liberando recursos para novos desenvolvimentos. A maioria das empresas participantes prioriza métodos ágeis para desenvolvimento e modernização de aplicações para aplicações legadas. À medida que o mercado de nuvem pública está ganhando força, mais clientes desejam se beneficiar de microsserviços, bibliotecas de códigos e APIs, low-code/no-code, sem servidor, promovendo a transformação de aplicações legadas. Os provedores de serviços têm mais casos de sucesso para convencer os clientes nessa direção, enquanto as economias da redução de incidentes financiam a modernização. O fluxo contínuo de integração para entrega contínua e implantação de aplicações na produção (pipeline ou esteira de CI/CD) faz parte do discurso de vendas de todos os provedores de serviços. Como os pipelines de CI/CD exigem automação robusta e profunda especialização para garantir a qualidade da construção, há um forte impulso para as empresas de serviços de testes automatizados.

Tendências De Desenvolvimento Agile

O desenvolvimento ágil de aplicações alcançou um estágio de maturidade no mercado. Os prestadores de serviços não podem mais se diferenciar por sua expertise ágil. O próximo nível de agilidade é em torno de sua escala. Embora o fornecimento de projetos ágeis seja um terreno comum para a maioria dos provedores de serviços de desenvolvimento de aplicações, alcançar uma larga escala continua sendo um desafio.

A atração e retenção de talentos são preocupações crescentes. Embora a qualificação aprimore o desempenho individual, os profissionais com qualificação superior podem escolher onde desejam trabalhar. Manter uma cultura empresarial saudável, motivacional e amigável tornou-se uma prioridade para reter talentos. Temas como diversidade, inclusão, igualdade, mobilidade e experiência dominam a agenda.

Os provedores de serviços de aplicações ágil relataram que seus compromissos mais significativos envolvem de 20 a 30 squads ou 300 desenvolvedores na mesma esteira de integração contínua. Em dois casos excepcionais, os provedores relataram 700 e 1.500 desenvolvedores. A esteira suporta um repositório de códigos de aplicações, o que significa que até 300 pessoas estão fazendo alterações em um repositório de códigos. Considerando que muitas organizações grandes de clientes têm mais de 5.000 desenvolvedores, a escala ágil exigirá algum tempo para amadurecer e alcançar todos os desenvolvedores que trabalham para grandes organizações.

Tendências Em Testes Contínuos

Este ano, a ISG observou um forte impulso na automação de testes para permitir a integração contínua e o DevOps. Muitos provedores estão fornecendo testes de segurança, garantia de qualidade de código e arquiteturas de containers. Alguns estão envolvidos em discussões sobre arquitetura de aplicações, escalabilidade e configuração de nuvem, fornecendo dados de testes de desempenho e de estresse para dar suporte às decisões.

O teste de sistemas de inteligência artificial (IA) é um interesse emergente. Os especialistas do mercado estão trabalhando no desenvolvimento de vários meios para verificar se um sistema de IA está respondendo conforme as expectativas. Em um caso específico, a IA foi usada para converter a voz da central de atendimento em texto para produzir scripts automatizados e verificar se a resposta atendia aos parâmetros definidos, independentemente de um humano ou chatbot cognitivo ter gerado a chamada. A IA pode ser usada para testar os sistemas de IA para garantir maior segurança. No entanto, é necessária experiência humana para criar o método de teste. O uso de sistemas de IA para substituir especialistas em testes, engenheiros e analistas ainda não surgiu.

Tendências Em Devops

O DevOps ganhou força substancial nos últimos anos. Em 2019, a ISG observou um crescimento em sua adoção, juntamente com definições difusas dos limites do DevOps. Com mujita frequência, os analistas de mercado enfatizam o impacto cultural do DevOps em uma organização de desenvolvimento de aplicações. No entanto, ao considerar a cultura como o elemento mais crítico, sugere que mudá-la pode ser suficiente para implantar o DevOps. Porém, neste estudo a ISG identifica que o DevOps não pode existir sem ferramentas e automação robusta.

O impulso do mercado para o DevOps é uma consequência da crescente demanda por agilidade nos negócios. As empresas observaram que a prática permite uma implementação mais rápida do código na produção. O número de ferramentas disponíveis continua aumentando, e ferramentas proprietárias caras e robustas estão sendo substituídas por código aberto. Os provedores de serviços têm desenvolvido plataformas DevOps para conectar um excedente de ferramentas. O DevOps tem como principal objetivo habilitar a implantação automatizada de código na produção. No entanto, neste estudo, a ISG observou que os testes de qualidade, incluindo a verificação de segurança e conformidade, surgiram como uma das principais razões para o uso do DevOps como porta de qualidade no ambiente de produção.

Adquira os relatórios ISG Provider Lens™

Decisões estratégicas de compras, M&A e marketing necessitam de informações imparciais e confiáveis. Os relatórios ISG Provider Lens™ são uma fonte diferenciada, feita por analistas de altíssimo nível e utilizada por executivos de todo mundo para decisões executivas.