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ISG Provider Lens™ Salesforce Ecosystem Partners – Brazil 2020 – Managed Application Services

The Salesforce Ecosystem Partners 2020, Brasil

A decisão da Salesforce de iniciar suas próprias operações no Brasil mudou o cenário de computação em nuvem e digitalização em toda a região. A maioria das empresas enfrentava dificuldades para executar suas operações de TI em um ambiente local e investia fortemente em hardware, software e serviços de consultoria de implementação. A Salesforce acredita em utilizar a tecnologia de nuvem em vez de software hospedado em servidores locais. A empresa ainda está para realizar plenamente essa visão, mas está caminhando na direção certa.

Desde a sua criação, há 20 anos, a Salesforce é reconhecida como pioneira e nuvem pública e por fornecer um nível de engajamento que conecta funcionários e marcas aos clientes. Ela tem enfrentado mais desafios com o aumento de novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), blockchain, inteligência artificial (IA) e 5G, que ajudam os funcionários a trabalhar melhor, mais rápido e de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, forças regulatórias como a GDPR na América Latina e a LGPD no Brasil exigem que a Salesforce seja mais ágil, compatível e um elemento-chave da transformação digital para manter sua posição de liderança.

A Salesforce altera a percepção de valor nas aplicações CRM (Customer Relationship Management). De sistemas corporativos a ambientes críticos de negócios, a Salesforce oferece uma aplicação fácil de usar que se tornou mais essencial para os negócios que competem com concorrentes estabelecidos, como Oracle, Microsoft e SAP no mercado brasileiro. Com um histórico de US$ 1 bilhão em receita global nos primeiros 10 anos e mais de US$ 10 bilhões na última década, a empresa é líder em agregar valor aos clientes e é a quarta maior empresa de tecnologia do mundo.

Nos últimos seis anos, a Salesforce gastou mais em vendas e marketing, adquiriu a Demandware (em 2016) e fez uma oferta pelo LinkedIn. A empresa reforçou seu foco em P&D devido à crescente concorrência e à percepção de mercado da empresa como agente de transformação digital. O desenvolvimento contínuo do software levou à disponibilidade de uma ampla gama de produtos, como a Sales Cloud (para apoiar as principais atividades dos vendedores) e Service Cloud (para apoiar os principais tópicos sobre atendimento ao cliente e atividades de funcionários de serviços de campo).

Os EUA são um importante mercado para a Salesforce. O Brasil é um mercado em rápido crescimento, pois oferece potencial de economia de custos e o mercado intermediário está investindo cada vez mais em aplicações em nuvem, em vez de hardware e software. As organizações que exigem maior eficiência e velocidade devem migrar suas cargas de trabalho para a nuvem para alcançar os objetivos mais rapidamente e reduzir custos. Embora os principais clientes da Salesforce no Brasil sejam organizações globais, sua parceria como provedora de serviços está se expandindo incluindo mais clientes regionais.

A crescente base de clientes da Salesforce busca a consolidação de várias instalações que foram implantadas ao longo dos anos em diferentes unidades organizacionais. A disponibilidade de parceiros experientes de implementação é, portanto, um fator crítico para o sucesso das ofertas da Salesforce. Na maioria dos casos, os requisitos funcionais do cliente levam a implementações em várias nuvens, incluindo vários produtos da Salesforce. A seleção de fornecedores para diferentes segmentos e produtos não depende necessariamente de produtos específicos.

A Salesforce fez grandes aquisições e incorporou mais fornecedores de tecnologia ao seu portfólio. Empresas recentemente adquiridas, como MuleSoft e Tableau, fortaleceram seu ecossistema de parcerias em novos mercados, mas isso levantou algumas preocupações sobre o desenvolvimento de mais habilidades para atrair potenciais clientes.

A capacidade de trabalhar com vários produtos Salesforce é relevante para o posicionamento do fornecedor. Alguns fornecedores têm um foco forte na integração de sistemas e oferecem, além da competência relacionada à Salesforce, recursos de outras tecnologias e pacotes de software para cobrir os aspectos de integração de um projeto. Esses provedores têm cobertura global e atendem clientes com operações globais. Alguns se concentram principalmente nas principais funcionalidades da Salesforce e, na maioria dos casos, em uma abordagem de implementação. Projetos que precisam de integração significativa com outros pacotes exigirão um entendimento dos requisitos do cliente ou o envolvimento de outro fornecedor com as competências corretas. Normalmente, esses fornecedores somente de Salesforce têm um tamanho limitado, mas são altamente especializados em suas áreas de conhecimento. Eles podem atender a todos os tipos de clientes, mas são mais adequados para projetos com tamanho limitado, baixa necessidade de integração e onde a maior parte da carga de trabalho está no Brasil.

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