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ISG Provider Lens™ Salesforce Ecosystem Partners – Brazil 2022

As organizações estão cada vez mais dependentes de softwares que acabam assumindo e desempenhando um papel cada vez mais crítico nas empresas. Desde 1999, data da fundação, a Salesforce se tornou uma das mais relevantes plataformas de gestão de clientes no mundo oferecendo o modelo de Software-as-a-Service (SaaS). Seu maior desafio é assumir a posição de principal solução corporativa diante de seus usuários. As incorporações devem ajudar neste objetivo, principalmente após a aquisição do Slack que turbina o Salesforce Customer 360 para vendas, serviços, marketing e analytics, combinando a conexão e produtividade das equipes em qualquer lugar, em uma ferramenta centralizada que permite completa integração inclusive entre os escritórios virtuais.

Juntas, a Salesforce e o Slack estão modelando os escritórios centrais (HQ) digitais permitindo que companhias operem de qualquer lugar. O Slack-First Customer 360 é o resultado das primeiras integrações voltado a atender um público que ainda não se sente preparado para navegar num mundo híbrido, com trabalho remoto e o local, viabilizando a comunicação, colaboração e ações com base nas informações integradas da companhia.

Aliás, este foi um dos temas principais apresentados no último Dreamforce 2021 em que foi dado destaque ao alinhamento das nuvens Salesforce ao posicionamento de escritórios virtuais. Por exemplo, a Sales Cloud permite aumentar as vendas trabalhando de qualquer lugar e a solução Service Cloud conecta cada experiência através de serviços na nuvem permitindo, por exemplo, reposicionar as operações de Contact Centers para fora de prédios de escritórios. Definido como Cloud 3.0, a Salesforce visualiza um futuro digital no qual as pessoas poderão exercer suas atividades de onde quiserem, fomentando uma terceira onda à qual empresas tiveram de se adaptar rapidamente devido à pandemia que impactou o mundo inteiro.

Outro movimento fundamental da empresa de São Francisco, Califórnia, é a relação de cooperação com parceiros estratégicos, com destaque para a AWS. O recente anúncio de expansão da parceria global e estratégica entre as duas gigantes da tecnologia, líderes cada uma em seu setor, tem o objetivo de ajudar os desenvolvedores no uso das tecnologias de ambas as empresas através da unificação entre os produtos, facilitando assim a criação e lançamento de aplicativos e aproveitando de forma nativa, os serviços da plataforma AWS.

A dificuldade em expandir as operações por falta de profissionais qualificados, inclusive no Brasil, tem provocado um maior interesse em desenvolvimento low-code/no code. Dessa forma, a Salesforce apresentou em junho de 2021 novas ferramentas para ajudar os usuários a desenvolver aplicativos low-code, alinhada com os anseios das organizações numa transformação digital que seja rápida e de baixo custo.

A escassez de recursos qualificados somado ao interessante crescimento no volume de negócios no mercado Salesforce, estão intensificando o número de fusões e aquisições no mercado brasileiro. Vários fornecedores adquiridos continuam atuando como empresas distintas no mercado, pelo menos por algum tempo. Fica então evidente que a integração com a respectiva empresa-mãe não é elevada e, em alguns casos, parece não ser o plano final. Em vez disso, os integradores de sistema querem usar essas marcas estabelecidas para fortalecer sua posição no mercado, abordando fatias interessantes em segmentos nos quais não atuavam anteriormente.

Para atingir determinados objetivos específicos ou para obter rápido crescimento em um mercado altamente competitivo, o processo de fusão e aquisição de empresas não é simples e exige muito empenho e dedicação tanto de quem adquiriu, quanto para quem foi adquirido. Independentemente do grau de atenção exigido, a percepção do valor (valuation) é determinado por vários fatores como cotação de mercado das ações corporativas, saúde financeira, ameaças e novas oportunidades que podem surgir. O mercado brasileiro apresentou, especificamente em 2021, vários processos de fusões e aquisições muito interessantes entre as empresas de serviços em Salesforce. As mais destacadas foram: Harpia Cloud pela Accenture; TOPi pela BRQ; CbCloud pela Deloitte Digital; Everymind pela Compass UOL (novo nome da antiga Compasso UOL); Werise pela OSF Digital. Todas essas empresas estavam presentes em nosso estudo ISG Provider Lens™ – Salesforce Ecosystem Partners – Brazil de 2021.

A Salesforce estabeleceu um novo posicionamento para os seus parceiros de acordo com novos critérios de avaliação. Esta nova classificação entre os parceiros do ecossistema é utilizada internamente entre a Salesforce e os fornecedores de serviços, definindo o valor do parceiro (Partner Value Score) conforme um padrão estabelecido, avaliando o compromisso e acionando os benefícios do programa. O Salesforce Consulting Partner Program tem quatro níveis e os parceiros são classificados com base nos pontos que conquistam da seguinte forma: parceiros BASE (até 249 pontos); parceiros CREST (mais de 250 pontos); parceiros RIDGE (mais de 500 pontos) e parceiros SUMMIT (750 pontos). O Salesforce Summit Partner é o nível mais alto, com apenas 7 a 8% dos parceiros alcançando esta distinção com base na satisfação do cliente, profundo conhecimento da plataforma e dos projetos que entregou nos últimos anos. Para entrar no programa, um parceiro deve ter no mínimo dois consultores certificados e pagar uma taxa de US$ 1 mil para o nível BASE.

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