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ISG Provider Lens™ Microsoft Ecosystem – Brazil 2020

Relatórios disponíveis:

A Microsoft está presente no Brasil há 30 anos. Durante esse período, a empresa construiu um ecossistema composto por 20.000 parceiros e revendedores espalhados por todo o país. Quando focamos apenas nos provedores de serviços, esse número é de cerca de 2.000 parceiros de serviços e soluções da Microsoft. Além desse número significativo de parceiros, a empresa construiu 13 centros de inovação localizados em 11 cidades. A infraestrutura operacional do Office 365 e da Azure é dividida em dois data centers que dão suporte a alta demanda do mercado local. O Microsoft Technology Center (MTC) em São Paulo é o maior MTC da América Latina.

À medida que a Microsoft expande seu portfólio de produtos, ela transfere seus serviços complexos e de valor agregado para sua rede de parceiros. O desafio para esses parceiros é migrar e gerenciar uma variedade de aplicações, incluindo softwares que não são da Microsoft, e fazê-los funcionar na Azure ou em outras nuvens. No outro extremo desse espectro está o cliente, com um interesse crescente na nuvem, que procura encontrar no provedor de serviços o parceiro ideal para apoiar sua jornada digital.

O ritmo de crescimento do mercado de nuvem está acelerando. Muitas organizações no Brasil estão aumentando o volume de sua carga de trabalho na nuvem, refletindo que o custo não é mais uma preocupação importante e uma confiança crescente nas medidas de segurança disponíveis. A ISG identificou um grande número de parceiros com o emblema Azure Expert MSP no ecossistema e vários parceiros globais de serviços estão entrando no país para aproveitar a crescente preferência pela Azure como plataforma de nuvem. Esses recém-chegados trazem experiência considerável, conhecimento e amplos recursos com mais certificações em comparação com os principais parceiros da Microsoft no ecossistema.

Os fornecedores que aparecem neste estudo, especialmente os competidores locais, devem ser tão adaptáveis e ágeis quanto as empresas globais que são capazes de atingir os mais altos níveis de competência e habilidade. Enquanto os provedores de serviços globais preferem contas grandes, os competidores locais devem explorar o crescente volume de oportunidades no mercado intermediário, que está crescendo rapidamente. As observações destacadas neste estudo visam ajudar os provedores em suas decisões de investir na obtenção de mais competência e conhecimento. Os quadrantes identificados são MSP (Provedores de Serviços Gerenciados) na Azure, SAP na Azure, Integração do Office365 e Integração do SharePoint.

Resumo das observações quanto ao mercado de Azure MSP:

  • É provável que os MSPs do futuro, especialmente o Azure MSP da Azure, sejam indistinguíveis dos SIs (integradores de serviços) e dos revendedores de valor agregado (VARs) do passado. As expectativas dos clientes dos MSPs estão se expandindo rapidamente para incluir funções de SI e de VAR mais tradicionais, incluindo desenvolvimento de aplicações e DevOps. Enquanto isso, o programa de licenciamento de parceiros da Azure que mais cresce da Microsoft é o programa Cloud Solution Provider (CSP), que permite que os parceiros incorporem as tecnologias da Microsoft em suas próprias soluções.
  • Embora a maioria dos clientes ainda não esteja pronta para utilizar efetivamente os recursos de inteligência artificial (IA), incluindo aprendizado de máquina (ML), a Microsoft está avançando no desenvolvimento e implementação de IA na Azure. Os MSPs precisarão investir significativamente em recursos e  reinamento relacionados à IA, a fim de adquirir e manter altos níveis de certificação e parcerias do Microsoft Azure. Isso obscurecerá ainda mais as linhas entre os MSPs da Azure e os SIs e VARs tradicionais.
  • As expectativas e demandas dos clientes em relação à ampla IoT e aos recursos avançados de análise de dados estão crescendo rapidamente. Essas funcionalidades estão começando a trazer diferenciação entre os MSPs em termos da Azure e ajudarão a acelerar o uso da IA na Azure em um futuro próximo.

No mercado de SAP na Azure, a ISG tem observado os parceiros do ecossistema SAP se expandirem com uma estratégia definitiva para o mercado intermediário. A ISG estima o mercado brasileiro de serviços de SAP em US$ 2,3 bilhões. As barreiras técnicas iniciais e a resistência do cliente em mover o ERP (Enterprise Resource Planning) para a nuvem estão desaparecendo gradualmente com os casos de uso do S/4HANA em execução na nuvem com mais segurança do que na hospedagem local. A SAP tem se movido agressivamente para adotar a nuvem, anunciando, assim, o “end-of-life” para o desenvolvimento legado local e suporte.

  • O Microsoft Azure é a segunda maior nuvem pública e compreende 140 regiões disponíveis em 18 países, incluindo uma região no Brasil. A Microsoft oferece incentivos para seus parceiros do canal, levando, assim, ao rápido crescimento deste mercado. Muitos parceiros da SAP são parceiros da Microsoft.
  • A SAP e a Microsoft têm uma parceria de 25 anos. Elas trabalham juntas no desenvolvimento de soluções e integração de mais de 250 aplicações e serviços SaaS. O Microsoft Azure é certificado pela SAP em 21 configurações.
  • Com cerca de 20.000 parceiros em seu ecossistema, a Microsoft é a principal organização de vendas de software do país e chega aos clientes da SAP à frente dos concorrentes, com descontos atraentes ao combinar o licenciamento de software corporativo e o Office 365 com outros produtos relacionados.

Em relação ao SharePoint, vemos uma mudança, em parte impulsionada pela Microsoft e em parte por provedores de serviços que trabalham com o SharePoint e o Office 365. O Microsoft Teams está reunindo parte do compartilhamento e colaboração que antes pertencia ao SharePoint. E já vemos a maioria dos fornecedores se afastando dos negócios autônomos do SharePoint e posicionando o SharePoint como uma base de gerenciamento de conteúdo e arquivo, especialmente em migrações e integrações complexas, permitindo a transformação e o aprimoramento digital dos negócios.

Por fim, observando a integração do Office 365, a combinação e o uso inteligente do SharePoint, OneDrive, Office 365, Skype for Business (por enquanto) e Microsoft Teams, permite que as organizações tenham a profundidade e amplitude do local de trabalho moderno implementado e permite uma colaboração bem integrada. Ela também traz serviços aprimorados de diretório, recursos de gerenciamento de direitos digitais e outros recursos principais de gerenciamento digital de local de trabalho/negócios digitais. Mais de 20% dos funcionários corporativos usam o Office 365 como um serviço baseado em nuvem, tornando-o um dos serviços em nuvem mais utilizados, se não o mais amplamente utilizado em todo o mundo. Como o Office em geral é a plataforma de produtividade de trabalho corporativo de fato, o Office 365 se torna o componente principal das plataformas de local de trabalho digital.

  • A ISG estima que pelo menos metade dos negócios de um provedor que implementa e integra o Office 365 começa com empresas que buscam a migração e modernização do software de produtividade empresarial. Isso sugere a exigência de um certo desenvolvimento e implementação do básico, e ferramentas e habilidades de integração.
  • À medida que um número crescente de empresas percebe o potencial e a eficácia do Office 365 para habilitar e estender os espaços de trabalho digitais, os negócios do Office 365 se tornam cada vez mais amplos, e os recursos exigidos dos provedores de serviços aumentam substancialmente.