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ISG Provider Lens™ Digital Workplace of the Future – Brazil 2019-20 (Portuguese)

Tendências Gerais

As principais tendências observadas neste ano estão relacionadas a dados e experiência. O mercado de workplace digital continua sua jornada para a automação completa que acabará por eliminar o suporte ao usuário. As estratégias shift-left, que capacitam o usuário final para auto-ajuda, exigem cada vez mais um workplace digital guiado por dados. São necessários dados para entender as necessidades e comportamentos do usuário, para habilitar a automação e implantar manutenção preditiva.

A experiência do usuário está aumentando em importância. Embora a automação melhore a experiência do usuário, um ambiente sem complicações é uma obrigação, não um diferenciador. Os clientes estão preocupados em melhorar a produtividade do usuário, permitindo a colaboração e descobrindo novas maneiras de trabalhar. Há um uso crescente de metodologias de design thinking para envolver e entender as necessidades dos usuários para propor mudanças que incluem layouts de escritório, hierarquias da organização, descrições de cargos e as tecnologias envolvidas. As decisões no workplace não são mais restritas à TI, com a participação cada vez mais frequente da organização de recursos humanos.

Tendências Em Transformação Digital

Como mencionado, há uma tendência clara em torno dos dados e da experiência do usuário, que está impulsionando a adoção da automação e da inteligência artificial. As organizações não eliminaram o “fordismo”, mas os dias de trabalho sequencial realizado por seres humanos estão contados. Tarefas sequenciais e repetitivas podem ser automatizadas em sua maior parte. A chave para transformar o ambiente de trabalho inclui redesenhar fluxos de trabalho, automatizar tarefas e liberar tempo dos usuários para aplicar em colaboração. O trabalho está mudando de execuções de tarefas repetitivas para tomada de decisão inteligente, pensamento criativo, resolução de problemas e melhoria da experiência do cliente. Empresas que não adotarem essa tendência verão margens corroídas, à medida que os concorrentes reduzem custos e prestam melhores serviços.

Tendências Em Serviços Gerenciados De Workplace

O mercado de serviços gerenciados no workplace está convergindo em torno da experiência e produtividade do usuário. A experiência omnichannel não é mais um destino, pois passou a ser business-as-usual, oferecida por todos os participantes. Os usuários esperam ter experiências contínuas ao usar aplicativos e serviços para desktop e smartphones; no entanto, poucos provedores de serviços têm uma plataforma de serviço de ponta a ponta para atender a essa expectativa.

Como a “experiência” aumentou em importância, ela precisa ser medida. Sensores, eventos e aplicações fornecem dados marcados por soluções de aprendizado de máquina, enquanto alimentam painéis de gerenciamento on-line. Os e-mails, a fala do usuário convertida em conversas de texto e bate-papo, alimentam a análise de sentimentos de inteligência artificial (IA). Todas essas fontes de dados fornecem medições da experiência do usuário. Existem experiências iniciais em torno de acordos de nível de experiência (XLA) com base na experiência do usuário, mas a maioria dos provedores de serviços não está pronta para adoção ampla.

Serviços Gerenciados De Mobilidade Dos 228 milhões de celulares ativos no Brasil, 140 milhões tiveram acesso 4G em maio de 2019, segundo a agência de regulamentação Anatel. O Brasil tinha aproximadamente 105 milhões de trabalhadores formais no mesmo mês. Neste estudo, as empresas participantes prestam serviços coletivamente a menos de 5 milhões de usuários. Sem analisar os detalhes específicos para estimar a porcentagem de trabalhadores que usam 4G para acessar aplicações corporativas, os números são grandes o suficiente para dar uma ideia da oportunidade de crescimento do mercado de mobilidade. A ISG espera que as crescentes ameaças à segurança, violações de dados e medidas regulatórias relacionadas à privacidade impulsionem esse crescimento do mercado. Os participantes do mercado de serviços gerenciados de mobilidade relataram um crescimento de 10 a 25% ano a ano.