Há uma série de estratégias capazes de tornar a TI mais alinhada com o negócio e maximizar os resultados como um todo
Estratégias de negócios vencedoras geralmente são apoiadas por um sólido planejamento de TI. Ou seja, não basta investir em softwares e hardwares, mas é preciso ter um Plano Diretor de TI bem definido, processos que levem a empresa à Transformação Digital de fato e um conjunto de normas, políticas e diretrizes pensado exclusivamente para alavancar o business (Governança de TI).
Quando se fala em inteligência de TI é primordial otimizar os processos de gestão de TI, fazer um desenho da sua arquitetura, definir as soluções e aplicações mais viáveis (ERP, CRM, BI, SCM, entre outras), e saber o Total Cost of Ownership. Com essa abordagem, é possível incorporar melhor os mecanismos das políticas de segurança e compliance, além de tornar a TI mais alinhada aos objetivos do negócio.
Case
Mudança da relevância estratégica da área de TI: de controle de custos para valor agregado
Cenário
Uma das principais empresas de mineração do Brasil desenvolveu com a TGT seu plano estratégico de TI. Na discussão e formatação do plano, um dos principais objetivos foi mover a área da sua situação original, de “robustez localizada”, para um cenário de proatividade, numa posição de maior relevância dentro da organização.
Abordagem
Este projeto começou pela definição de um modelo de governança de TI e prosseguiu com o traçado de um road map para as soluções. Foi feita a seguir uma seleção e melhoria dos atributos fundamentais de suporte ao negócio: soluções, serviços, processos, métodos e procedimentos. Finalizamos com um benchmarking utilizando práticas exclusivas da TGT.
Resultados
Fizemos a implantação da governança de TI com os processos e ferramentas que proporcionam ao cliente uma condução estratégica e tática das suas operações, tudo sempre alinhado às diretrizes do negócio. Definimos e implantamos os mecanismos das políticas de segurança e compliance, arquitetura, orçamentos, priorização e gestão de contratos. Por fim, foram ainda revisados os papéis e responsabilidades, relacionamentos e serviços.