Além do controle de custos, melhores resultados em margens, lucros, escala e crescimento, os executivos corporativos esperam mais inovação. Do ponto de vista do cliente, eles estão mudando seus hábitos, estilo de vida, personalização, conveniência, ambição e imediatismo. Sem mencionar como o COVID-19 impactou muitos mercados e criou um novo tipo de consumidor em poucos meses.
As tecnologias digitais afetam a todos, a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja com as empresas que precisam contratar um serviço ou para quem vende serviços de marketing, todas as empresas que compõem a Global 2000 têm equipes nesta área que precisam tirar proveito da tecnologia de marketing. O Marketing
e Tecnologia (Martech) já é uma realidade que oferece muitas vantagens competitivas para todos os tipos
de empresas. Todos os profissionais de Marketing Digital estão desenvolvendo o trabalho de Martech e contribuindo para continuar “sacudindo” este mercado. Com a combinação da criatividade que reside nos profissionais de marketing e a capacidade de desenvolver campanhas digitais para atender às expectativas dos clientes digitais, com ferramentas e metodologias digitais como design thinking e processos ágeis, as Martechs estão crescendo em todos os lugares com diversos escopos de serviços.
A ISG percebe que as tendências em Marketing Technology atuam diretamente nas agências, nas marcas das empresas e nos departamentos de marketing corporativo. O Marketing 4.0 (Philip Kotler) representa a revolução digital para as empresas que atuam neste segmento. Novas tecnologias e novos comportamentos do consumidor – que já vive uma transformação digital no dia a dia – exigem uma nova abordagem do Marketing, que encontra uma transformação muito mais na mentalidade do que nas ferramentas.
A análise da ISG se concentrará em como os provedores no Brasil estão posicionados, de acordo com a força de seu portfólio e sua competitividade no mercado. Embora existam centenas de fornecedores no mercado entregando soluções e serviços Martech, este relatório se concentrará apenas nos principais concorrentes para cada um dos quadrantes. Os provedores de soluções e serviços considerados incluirão empresas globais e fornecedores locais.
O estudo apresentado nos quadrantes ISG Provider Lens TM para tomadores de decisão que atuam em marketing, oferece o seguinte:
- Transparência nos pontos fortes e fracos dos provedores de solução/serviço.
- Posicionamento diferenciado dos prestadores de serviço em áreas relevantes.
Nossos estudos, portanto, fornecem aos clientes em potencial uma base essencial na tomada de decisão sobre o posicionamento e as considerações necessárias no go-to-market. Os consultores da ISG e os clientes corporativos também usam informações desses relatórios para avaliar seus relacionamentos atuais e potenciais com o provedor de serviços.