Blog

ISG Provider Lens™ Next-Gen Application Development and Maintenance Services 2021

A terceirização de aplicações continua a evoluir e, impulsionada pela velocidade de crescimento do mercado, frequência de atualizações e aumento nas aplicações digitais intuitivas e interativas baseadas em funcionalidade, os provedores de serviços estão cada vez mais adotando práticas de desenvolvimento ágil para a entrega de seus serviços. A construção de aplicações nativas na nuvem tornou-se um serviço de fato ao definir o escopo dos projetos de modernização de aplicações. A segurança está integrada nos ciclos de desenvolvimento de aplicações desde o início e está sendo incluída no DevOps e em toda a esteira de CI/CD. 

Os requisitos do usuário final estão sendo moldados pela necessidade da experiência do cliente aprimorada (CX), acesso rápido às informações, eliminação de silos de dados e para permitir uma tomada de decisão mais rápida por meio do uso de tecnologia. As empresas estão se adaptando às mudanças de requisitos por meio de ciclos de lançamento mais rápidos e da implantação frequente de serviços de aplicações. Um serviço típico de desenvolvimento e manutenção de aplicações (ADM) inclui consultoria, projeto, desenvolvimento personalizado, integração de pacote de software, operações, garantia de qualidade, segurança e testes. Esses serviços tradicionais estão sendo prestados por meio de novas abordagens inovadoras e avançadas construídas em pilhas de tecnologias emergentes, como AIOps. 

No lado comercial, as empresas, que sofrem o impacto da pandemia, estão, mais do que nunca, focadas na redução de custos. Nos últimos 12 meses, a flexibilidade na precificação dos contratos de terceirização de aplicações tornou-se o principal parâmetro para definir as relações cliente-provedor. 

Utilizar os recursos de software para resolver problemas de negócios e ganhar agilidade corporativa
é a condição indispensável para contratos de terceirização de aplicações. Os provedores de serviços
estão aumentando suas ofertas tradicionais de ADM com tecnologias avançadas (IA em operações ou desenvolvimento baseado em microsserviços) e roteiros personalizados (combinando metas digitais, operacionais e tecnológicas) para atender aos objetivos de seus clientes. A ISG chama esses contratos de contratos de ADM de última geração. Este estudo enfoca os desenvolvimentos recentes que ocorreram em três componentes principais de ADM, a saber, desenvolvimento de aplicações, manutenção de aplicações e garantia de qualidade. O estudo examinará e avaliará as ofertas e pontos fortes dos fornecedores nas áreas acima mencionadas. 

O estudo ISG Provider LensTM oferece aos tomadores de decisão de TI: 

  • Transparência quanto aos pontos fortes e de atenção dos fornecedores relevantes.
  • Um posicionamento diferenciado de provedores por segmentos.
  • Foco em diferentes mercados, incluindo global (para o relatório de arquétipo), EUA, Reino Unido, Alemanha, países nórdicos e Brasil. 

Este estudo serve como uma base importante para a tomada de decisão para posicionamento, relacionamentos-chave e considerações de entrada no mercado. Os consultores da ISG e clientes corporativos também usam informações desses relatórios para avaliar seus relacionamentos com fornecedores atuais e compromissos potenciais.