Blog

ISG Provider Lens™ Next-Gen Private/Hybrid Cloud – Data Center Services & Solutions 2021

O Outsourcing de data center é a prática de transferir a responsabilidade por gerenciar ativos de data center de ponta a ponta para um provedor de serviços (terceirizado) incluindo orquestração, monitoramento integrado, gerenciamento de computação, armazenamento, banco de dados, recursos de middleware e outros componentes da infraestrutura – o data center pode ser de propriedade da empresa, do provedor de serviços ou de um terceiro em modalidade de colocation. Os serviços integrados de monitoração e gestão são geralmente entregues a partir da localização do provedor por meio de um centro de serviço compartilhado offshore, onshore, nearshore ou no modelo de centro de entrega dedicado, classificado como serviços de gerenciamento de infraestrutura remota (RIM). 

Uma nuvem privada é uma extensão do ambiente de computação existente de uma empresa e utiliza
os investimentos feitos em infraestrutura virtual e aplicações. As empresas com requisitos rigorosos de segurança e governança, grandes volumes de dados e forte integração com outras aplicações e fluxos de trabalho corporativos, podem preferir um ambiente local ou de nuvem privada caracterizado por hardware hospedado localmente nas instalações do cliente. Os provedores de serviços de TI também podem criar nuvens privadas com computação virtual escalonável, recursos de rede e armazenamento em execução em seus data centers ou sobre uma infraestrutura compartilhada e configurá-la para isolar uma nuvem privada. 

Uma nuvem híbrida combina o melhor da nuvem local, privada e pública. Ela conecta os serviços existentes de infraestrutura local com uma nuvem privada ou pública, ou ambas. O objetivo é criar um ambiente de computação unificado, automatizado e bem gerenciado, ao mesmo tempo em que combina serviços e dados de uma variedade de modelos de nuvem. Uma das vantagens fundamentais da implantação da nuvem híbrida é o alto grau de controle oferecido à organização; nuvens híbridas permitem que as empresas aproveitem os recursos dos provedores de plataforma de nuvem pública, mas sem a necessidade de descarregar todos os seus dados em um data center de terceiros. Isso fornece maior flexibilidade, mantendo os componentes vitais dentro do firewall da empresa. 

O estudo ISG Provider LensTM oferece aos tomadores de decisão de TI: 

  •  Um posicionamento diferenciado de fornecedores com base em pontos fortes competitivos e atratividade de portfólio
  • Foco em diferentes mercados, incluindo EUA, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Países Nórdicos e Brasil 

Os estudos da ISG servem como uma base importante para a tomada de decisões para posicionamento, relacionamentos importantes e considerações de entrada no mercado. Os consultores da ISG e clientes corporativos também usam informações desses relatórios para avaliar relacionamentos com fornecedores atuais e contratos potenciais.