Blog

Estudo inédito TGT/ISG mapeará tendências e fornecedores de serviços de TI especializados em digital banking

Relatório inédito ISG Provider LensTM Digital Banking 2023 está em fase de pesquisas e vai avaliar fornecedores de serviços voltados para o setor bancário

À medida que o setor financeiro brasileiro se transforma com a evolução digital e a demanda por serviços cada vez mais ágeis e personalizados, as instituições bancárias e seguradoras enfrentam o desafio de encontrar soluções e os melhores parceiros para impulsionar sua jornada de inovação. Visando trazer uma visão detalhada e inédita sobre os principais fornecedores de serviços para o setor de digital banking, a TGT/ISG anuncia o lançamento do estudo inédito ISG Provider LensTM Digital Banking 2023 para o Brasil, que vai classificar os fornecedores presentes no mercado nacional com base na capacidade de auxiliar os clientes a enfrentar as tendências mais impactantes.

Segundo a brochura de anúncio do estudo, que está aberto para participação de empresas interessadas, a chegada do open-banking e do PIX no Brasil abriu um cenário de oportunidades para instituições financeiras e seguradoras, impulsionando a necessidade de parcerias estratégicas com fornecedores de serviços especializados. Outra tendência que será avaliada com destaque no estudo é o avanço das fintechs, que desafiam a atual condição do mercado financeiro tradicional.

“O lançamento deste relatório representa uma oportunidade ímpar para o setor financeiro e de seguros no Brasil. Ao mapear e classificar os principais fornecedores de serviços em relação às tendências do mercado, o estudo será uma ferramenta poderosa aos líderes de TI das instituições financeiras, oferecendo uma visão abrangente e atualizada das ofertas de mercados para as instituições que buscam parcerias estratégicas para impulsionar sua transformação digital”, comenta Adriana Frantz, analista líder da TGT/ISG e autora do estudo.

A brochura indica que à medida que a inteligência artificial se torna cada vez mais presente em diversos setores, os bancos e seguradoras buscam aproveitar o potencial dessa tecnologia para aprimorar suas operações e oferecer serviços mais personalizados e eficientes. Além disso, o estudo avaliará a capacidade dos fornecedores de serviços em apoiar a implementação de tecnologias emergentes como automação robótica de processos (RPA) e blockchain. “Essas tecnologias têm o potencial de revolucionar a indústria de seguros, permitindo a personalização de apólices com base em dados comportamentais dos segurados. Por sua vez, a automação de tarefas repetitivas com RPA deve representar uma otimização operacional e garantia de segurança e transparência nas transações”, comenta Adriana.

O estudo, que tem previsão de publicação em outubro de 2023, fornecerá uma análise aprofundada dos fornecedores que se destacam na oferta de soluções ágeis, tecnologicamente avançadas e adaptadas às necessidades das fintechs e das instituições financeiras tradicionais, identificando os fornecedores com experiência em integração de sistemas, segurança de dados, desenvolvimento de APIs e soluções de infraestrutura, garantindo que as empresas possam aproveitar ao máximo os benefícios trazidos pelo open-banking e pelo PIX.

“Com o apoio desses fornecedores especializados, as empresas poderão enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades trazidas pelas inovações, como open-banking, PIX, real digital, avanço de fintechs, IA, RPA e blockchain, assegurando sua posição no cenário financeiro do futuro”, finaliza a autora.

O estudo terá cinco quadrantes representando os serviços e soluções de digital banking: Core Modernization and Integration Services Banking Governance, Risk and Compliance (GRC) Services, Technology Transformational Services for Digital Banking e Payment and Card Processing Services.

Para as empresas prestadoras de serviços de tecnologia para o setor bancário no Brasil que desejam participar gratuitamente da nossa pesquisa, basta entrar em contato com a TGT Consult.

Acompanhe o lançamento nas mídias sociais, newsletter e website da www.tgt.com.br.