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ISG Provider Lens™ Microsoft Ecosystem – Brazil 2021 (Portuguese)

O final da década no ano de 2020 trouxe um imenso impacto para vários setores da economia devido à pandemia do coronavírus COVID-19. Setores como o de viagens e aviação reduziram drasticamente o volume de negócios. Outros, como o do varejo, tiveram que redirecionar sua estratégia do comércio em lojas físicas para o eletrônico, remodelando seu jeito de trabalhar e vender seus produtos e serviços. Sem contar com a determinação de isolamento social que fez a maior parte dos profissionais trabalhar remotamente de casa, de um dia para o outro. Tudo isso fez com que a demanda de serviços em nuvem aumentasse consideravelmente. Muitas empresas provedoras de serviços em cloud relataram uma intensa atividade, refletindo a reação do mercado em buscar alternativas para os modelos on-premises, encontrando ou mesmo desenvolvendo soluções em cloud, promovendo projetos de migração e planos de crescimento de seus negócios.

O relatório financeiro apresentado pela Microsoft em 26 de janeiro de 2021, que cobre o trimestre finalizado em 31 de dezembro de 2020, confirma essa percepção mostrando que a receita do Azure aumentou 50% em comparação com o período correspondente do último ano fiscal. A receita em nuvem foi de US$ 14,6 bilhões, um aumento de 23%. No geral, a empresa de Redmond, Washington, Estados Unidos, apresentou receita de US$43,1 bilhões com aumento de 17%. Além da boa performance em nuvem, outras áreas cobertas nesta pesquisa tiveram o seguinte desempenho: a receita de produtos e serviços em nuvem do Office Commercial aumentou 11%, impulsionada pelo crescimento de 21% do Office 365; a receita de produtos Dynamics e serviços em nuvem aumentou 21% impulsionada pelo crescimento de 39% da receita do Dynamics 365.

O ecossistema de parceiros Microsoft é responsável por mais de 95% da receita da empresa no Brasil. Com toda esta relevância, as empresas certificadas que compõem o ecossistema ganham em complexidade e valor, na medida em que a Microsoft cresce e expande o portfólio de produtos, transferindo seus serviços complexos e de valor agregado para sua rede de parceiros. Os provedores que se destacam são aqueles que oferecem melhores serviços e têm experimentado maior crescimento. O estudo ISG Provider Lens deste ano observou um aumento de parceiros em quantidade e qualidade no mercado brasileiro. Há mais empresas expandindo suas operações no Brasil, outras internacionais iniciando suas operações no país e mais companhias investindo em sua capacidade de entrega de seus serviços apresentando o selo Azure Expert MSP.

Os provedores de serviços que aparecem neste estudo, principalmente os provedores brasileiros, devem ser tão adaptáveis e ágeis quanto os provedores globais, que conseguem atingir os mais altos níveis de competência e habilidade com mais facilidade. Enquanto os provedores globais preferem grandes empresas como clientes, os provedores locais devem explorar o volume crescente de oportunidades no mercado intermediário, que vem crescendo forte e rapidamente. As observações das alavancas destacadas neste estudo têm o objetivo de ajudar os provedores em suas decisões de investir no ganho de mais competência e conhecimento.

Managed Services for Azure

O impacto da pandemia do coronavírus COVID-19 produziu ondas de mudança no mercado brasileiro. Otimização de custos e economia na utilização de recursos para reduzir a capacidade de máquinas virtuais (VM) fizeram parte da primeira onda. À medida em que a sociedade vem se adaptando em trabalhar de casa e o comércio B2B gradualmente migra para a nuvem, uma segunda onda mostra empresas clientes expandindo sua presença em cloud, aumentando o consumo de recursos.

Os provedores do ecossistema Microsoft que tem experimentado maior crescimento durante o último ano são aqueles que ofereceram melhores serviços e preços competitivos. O aumento no número de provedores de serviços gerenciados em Azure observado nesse período, fez com que ocorresse muitas mudanças na escolha das organizações por fornecedores que apresentaram maiores diferenciais do serviço e melhores condições na gestão dos custos.

Office 365 – Modern Workplace

O produto Office 365 foi incorporado à solução Microsoft 365 que além dos aplicativos contidos no Office também oferece serviços de nuvem e de segurança. O domínio dessa solução no mercado brasileiro e mundial e o grande volume de integração e serviços de migração, além da importância que teve a oferta de um workplace remoto durante o período de crise da pandemia, fez com que o estudo ISG Provider Lens mantivesse o tema e analisasse a parcela do ecossistema de parceiros dedicados a estes serviços.

O volume de usuários corporativos que utilizam o Office 365 como serviço baseado em nuvem vem crescendo significativamente tornando-se o principal componente de plataformas digitais de local de trabalho. O ISG estima que uma parcela relevante dos negócios dos provedores que implementam e integram o Office 365 começa com organizações que buscam migração e modernização do software.

A mudança do modelo de trabalho nos escritórios para o remoto por conta da pandemia fez com que adotássemos um novo padrão para aquilo que era exceção. Mesmo durante a diminuição de casos de contágio que ocorreu ao final do ano de 2020 e principalmente pela forte retomada no começo de 2021, a maior parte das empresas manteve seus funcionários trabalhando de casa, fortalecendo ainda mais a importância da solução de workplace, com garantia de desempenho, produtividade e segurança.

SAP on Azure

O relatório ISG Provider Lens – Microsoft Ecosystem Partners de 2020 apontou o movimento de migração do ambiente SAP on-premises para cloud como um dos aceleradores de migração de workloads entre as empresas de grande e médio porte. Vantagens como utilizar uma infraestrutura ágil, com menor tempo de inatividade, menor risco e custo, são relatos de empresas que já realizaram esse movimento e vêm obtendo vantagens em escalabilidade, agilidade e desempenho.

Mesmo com o anúncio de extensão da data de suporte final do ambiente legado do SAP de 2025 para 2027, o mercado brasileiro apontou crescimento em novos projetos antes da pandemia, confirmando o relatório da SAP sobre aumento de sua receita no modelo SaaS. Contudo, a crise sanitária acabou inibindo o resultado de venda de novas licenças fazendo com que muitas organizações adiassem seus projetos de implementação e migração. Muitas empresas que já estavam em andamento com seus projetos quando a pandemia iniciou, mantiveram suas atividades com o suporte de consultores e especialistas trabalhando de casa, encontrando métodos alternativos de colaboração remota na entrega dos projetos SAP S/4HANA.

Dynamics 365

Com a proposta de ser uma solução de aplicativos Software-as-a-Service (SaaS) interconectada, combinando recursos de CRM e ERP, com dados e processos integrados, o Dynamics vem ganhando espaço e notoriedade em seus poucos anos de existência. Disponível na plataforma Azure da Microsoft, o Dynamics 365 oferece recursos automatizados de marketing e vendas, além da capacidade nativa de integração aos aplicativos de produtividade Office 365 e colaboração Microsoft Teams.

Os parceiros do ecossistema credenciados a implementar e integrar a solução estão desenvolvendo capacidades para lidar com analytics, inteligência artificial e machine learning (AI/ML) envolvidos na solução Cortana. O desafio é grande para os parceiros provedores de serviço em acompanhar os lançamentos de novos produtos, como é o caso do Dynamics 365 Business Central, lançado no Brasil ao final do ano de 2020, voltado às pequenas e médias empresas (PMEs). Ao mesmo tempo em que se exige melhor e maior capacidade de entrega dos provedores, as oportunidades de mercado são ampliadas, estendendo a muitas empresas nesta categoria.