Salesforce Ecosystem Partners 2021 – Brazil
O mundo viveu o impacto da pandemia do coronavirus COVID-19 ampla e profundamente. Todas as empresas tiveram que remodelar seu jeito de trabalhar e vender seus produtos e serviços. O comércio passou a vender através do e-commerce e todas as empresas puseram seus funcionários para trabalhar remotamente de casa. O cloud computing foi altamente demandado e muitas aplicações tiveram que acelerar sua migração para a nuvem. As soluções Salesforce já nasceram em nuvem e foram altamente procuradas, tanto que suas ações no mercado de capitais subiram durante a pandemia.
Sabemos que empresas com foco no cliente se recuperam mais rápido na crise, focando na experiência do consumidor, promovendo quedas menores e rápida recuperação em épocas difíceis. Todas as empresas, de qualquer segmento de mercado, tornaram-se mais dependentes da tecnologia, fazendo com que muitos investimentos acontecessem em tecnologias emergentes e acelerando a jornada de transformação digital. Investimentos aplicados em CX intensificaram por conta da alta demanda ocorrida, criando novos perfis de compra ou mesmo alterando aqueles que já tinham algum comportamento de compra pela internet.
A Plataforma Salesforce Custom 360 apresenta soluções que atendem a necessidade de construir um relacionamento positivo entre o cliente final e a marca da empresa, seja através da interação com a área de vendas, marketing ou através de comércio eletrônico, com proposta baseada em nuvem, propondo uma experiência unificada.
O ecossistema de parceiros da Salesforce já vinha “surfando uma onda” positiva e crescente no mercado brasileiro, mesmo antes da pandemia. A maioria dos provedores de serviços e parceiros da Salesforce estão exaustivamente recrutando profissionais qualificados e certificados, inflacionando o mercado com salários muito atraentes para aqueles com melhores credenciais. Favorável ao crescimento deste ecossistema e com o objetivo de multiplicar a cobertura no território brasileiro, a Salesforce vive o desafio da qualificação e credenciamento de novos parceiros constantemente, considerando ser uma ação estratégica para o crescimento da operação no Brasil. Diante deste desafio em aumentar a quantidade de parceiros no ecossistema e reconhecer a falta de profissionais qualificados no mercado, a Salesforce inaugurou no país, mais precisamente em São Paulo, um Trailhead Center, um espaço físico dedicado a capacitação nas competências Salesforce, direcionado ao mercado corporativo.
Outro ponto de destaque que favorece o aumento de novos clientes é a recente possibilidade de pagamento das licenças em moeda local. Com o lançamento do local billing, a Salesforce espera aumentar as vendas oferecendo vantagens na concretização da venda e pagamento local, como, por exemplo, redução de taxas e tributos relacionados a pagamento internacional, sem mencionar o efeito do câmbio flutuante vivido ao longo do ano de 2020.
Diante das aquisições realizadas pela Salesforce, a conquista da Vlocity com soluções de indústrias tem atraído muita atenção do mercado, principalmente daquelas empresas que percebem valor na implementação e rápida utilização, por conta da aderência das ofertas às necessidades do negócio, sem precisar desenvolver muitos aceleradores ou adaptações, mesmo pagando um preço premium, evitando, assim o tempo de desenvolvimento e integração ao ambiente. A integração da operação e soluções da Vlocity tem sido rápida e com menor resistência, devido ao alinhamento dos produtos. O efeito no ecossistema tem sido bem diversificado, já que enquanto alguns provedores que eram parceiros dessas soluções, como a Work.com, Mulesoft ou Tableau antes do M&A, passam a atuar sob o mesmo “contrato guarda-chuva”, outras precisam se credenciar e conquistar certificados se quiserem ser consideradas em oportunidades de projetos de implementação.
Com o lançamento do Lightning Experience e o crescimento do interesse nas soluções Core Clouds, somado às soluções de indústria pela aquisição da Vlocity, a opção Classic acaba perdendo força e interesse, e certamente deverá ser aposentada e retirada da lista de produtos da Salesforce num breve futuro. De qualquer maneira, a amplitude de oferta e a grande demanda que o mercado vem apresentando fazem com que o futuro da Salesforce no Brasil seja promissor e atraente para todas as empresas que queiram “surfar esta onda”.
Contudo, alguns provedores de serviços parceiros da Salesforce no ecossistema, que constavam no relatório ISG Provider Lens Salesforce Ecosystem Partners anterior, deixaram de aparecer nesta edição, seja por diminuírem suas capacidades de entrega e força de atuação comparados com seus concorrentes nesse mercado, seja porque foram adquiridos por empresas que buscaram complementar seus portfólios de oferta, ou mesmo por sucumbirem diante da velocidade de crescimento do mercado e não conseguirem manter-se competitivos.
Access to the full report requires a subscription to ISG Research. Please contact us for subscription inquiries.