Blog

Abordagem multidisciplinar é indispensável para a adequação das empresas à LGPD

Em webinar promovido pela ESPM, em parceria com a TGT Consult, Omar Tabach aborda a melhor forma de lidar com o “day after” da implementação da LGPD. Assista aqui.

Destacando a importância de uma abordagem multidisciplinar e constante no “day after” da Lei Geral de Proteção de Dados, o managing partner da TGT Consult, Omar Tabach, foi um dos participantes do webinar “LGPD – Impacto nos Negócios e a Vida após o Diagnóstico de Adequação”. O evento é uma parceria da TGT Consult com a ESPM e faz parte do programa Leadership Academy.

Ocorrido no dia 25 de agosto, o encontro online debateu os impactos da lei para as empresas, expondo a experiência de executivos e membros de conselhos no processo de adequação agora que as sanções administrativas estão em vigor. Omar defende que a melhor forma de iniciar a adequação à LGPD é por meio de ciclos curtos para cada área organizacional.

“Ao invés de fazer um longo diagnóstico da empresa inteira e só depois pensar em uma solução, propomos ciclos de cerca de uma semana para cada área.  Neles, é possível fazer um breve treinamento do que é a lei, identificar quais dados são competentes daquela área, avaliar os riscos e só então montar um plano de ação. O setor em questão já pode começar a se adaptar e ao fim da semana, é possível seguir para a próxima área. Aos poucos a empresa vai se adequando sem se preocupar com uma lista gigantes de tarefas que não tem controle”, explica Omar.

O especialista também explicou o que são personas dentro de um banco de dados – ex e possíveis futuros clientes, fornecedores, prestadores de serviço, entre outros – e qual é a melhor forma de mapeá-los e lidar com esses dados. Além disso, o evento também destacou a importância da segurança cibernética para evitar vazamentos de dados e uma possível sanção administrativa.

Assista ao encontro clicando aqui.