Em anúncio feito nesta semana pela TGT Consult, empresa de pesquisa em tecnologia antecipa que necessidade de lidar com dados estruturados de RPA impulsionou busca por empresas de serviços especializados
Não é segredo que os serviços de automação de processos são indispensáveis para o desenvolvimento acelerado das operações e da posição competitiva das empresas A previsão é que, até o final de 2021, o mercado de Robotic Process Automation (RPA) cresça para US$1.2 bilhões, conforme aponta levantamento do HSF Research.
Apesar disso, de acordo com a ISG Research, as empresas estão melhorando suas capacidades de automação, mas muitas ainda estão nos estágios iniciais das jornadas de automação. Apenas 7% progrediram no enriquecimento de sua automação robótica de processos (RPA) com automação inteligente.
Com o intuito de fazer uma análise inédita do mercado de automação do Brasil, a TGT Consult – empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia – divulgou o lançamento do estudo ISG Provider Lens™ Intelligent Automation – Solutions & Services 2021. Com previsão para ser divulgado no final do quarto trimestre do ano, o novo estudo produzido pela parceria entre o ISG (Information Services Group) e TGT Consult promete compreender em qual posição se encontram as empresas brasileiras para atender às novas demandas e capacidades trazidas com o avanço da automação inteligente.
A nova edição do ISG Provider Lens indica que a procura por serviços de terceirização foi impulsionada pela necessidade das empresas de lidar com dados estruturados de RPA, necessários para a automatização de processos simples. A falta de estrutura e capacitação em Inteligência Artificial impulsionou o mercado de provedores de serviços nesta área.
De acordo com o relatório, os serviços de automação inteligente permitem a interação entre bots de software com dados não estruturados, incluindo capacidades de reconhecimentos de imagem, processamento de linguagem natural (NPL), cognitive reasoning, Inteligência Artificial (IA) conversacional, Process e Task Mining.
A ISG destaca que uma estratégia de governança das companhias nesta área é o maior indicativo de sucesso na implementação de RPA nas atividades rotineiras, permitindo uma maior produtividade, custos reduzidos, melhor precisão dos dados e experiências aprimoradas do cliente.
Segundo o autor da pesquisa e analista líder da ISG/TGT Consult, Florian Scheibmayr, essa será a primeira vez que um estudo como esse é feito no Brasil e já mostra alto interesse por parte das empresas. “Este é um dos estudos que mais fizemos entrevistas, mais de 70 até o momento”. Para participar do estudo, as empresas devem ter uma oferta relevante nos 5 quadrantes de análise: Automação Inteligente de Negócios; Inteligência Artificial para Operações de TI (AIOps); IA Conversacional; Processamento Inteligente de Documentos e Descoberta e mineração de processos.
Sobre a TGT Consult
A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também atua como representante da Information Services Group (ISG) no Brasil.
Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação. Para mais informações, acesse: https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens.
Sobre o ISG
O ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa e consultoria de tecnologia. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo 70 das 100 maiores empresas do mundo. O ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e privado, além de provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e realizar um crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; consultoria de sourcing; gestão de serviços de governança e risco; serviços de operação de rede; estratégia de tecnologia e projeto operacional; gestão de mudança; inteligência de mercado; pesquisa e análise da tecnologia. Fundado em 2006 e sediado em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, pesquisa e análise de classe mundial, capacidades baseadas nos dados de mercado mais abrangentes da indústria. Para mais informações, visite https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens/.