Blog

Escassez de profissionais e gerenciamento de custo ganham destaque em novo estudo sobre ecossistema Microsoft

Analista destaca o avanço do movimento Low-Code/No Code e crescimento do Power Platform como alternativa à falta de profissionais de TI

Atingindo receita de US$ 51,7 bilhões em 2021, a Microsoft teve crescimento de 20% em relação ao ano passado, com crescimento de 29% dos servidores, principalmente Azure. O novo estudo ISG Provider Lens™ Microsoft Ecosystem Partners 2022, com lançamento previsto para o final de abril, traz uma análise detalhada do novo Power Platform em um momento de crescente uso de tecnologias Low Code/No Code e escassez de profissionais qualificados.

“O mercado brasileiro vem sendo desafiado constantemente e de forma crescente com a falta de profissionais qualificados em tecnologia”, comenta Mauricio Ohtani, analista líder da TGT Consult/ISG e autor dos estudos. “O movimento Low-Code/No Code cria a possibilidade aos cidadãos corporativos de criar aplicações para as suas atividades corriqueiras, sem precisar do envolvimento da TI. O novo quadrante Power Platform apresenta a realidade destas iniciativas no mercado brasileiro e quais são os principais parceiros do ecossistema que podem ajudar estas organizações a superar mais rapidamente esse desafio, viabilizando alcançar os objetivos de negócios”.

O autor destaca que o novo relatório revela que o grau de alinhamento entre a capacidade de entrega dos parceiros Microsoft com o momento do mercado é crescente. “Os parceiros de melhor desempenho apresentam maior alinhamento, obviamente, por investirem em uma maior capacitação constantemente”.

Da mesma forma, o novo estudo ISG Provider Lens™ Salesforce Ecosystem Partners, lançado nesta semana, destaca o alto uso de tecnologias de desenvolvimento Low-Code/No-Code entre empresas no Brasil, uma possível solução para a já mencionada falta de profissionais, justamente pela possibilidade de desenvolver aplicações sem uso de codificação.

“O mercado vem se consolidando com várias empresas menores sendo adquiridas por empresas maiores, sendo que muitas tinham nenhuma ou uma mínima participação no mercado Salesforce. Isto tem gerado certa apreensão no mercado, gerando preocupação principalmente com relação aos custos dos serviços. Custos que já vem aumentando por conta da falta de profissionais qualificados no mercado, mas agora, por conta da redução da quantidade de parceiros especializados em serviços”, destaca Mauricio.

Ohtani destaca a importância do relatório para alavancar os negócios das empresas.  “Os estudos ISG Provider Lens™ são utilizados para interpretar a realidade atual do nosso mercado brasileiro, com diagnósticos e análises comparativas entre os mais relevantes fornecedores de serviços. Isso permite uma escolha do parceiro ideal mais direcionada, seja para compor uma lista de empresas para receber uma eventual RFP, ou mesmo para aumentar o valor da companhia num processo de fusão e aquisição”.