Blog

ISG Provider Lens™ Microsoft Ecosystem Partners – Brazil 2022

A Microsoft possui milhares de parceiros bem estabelecidos no mundo, que vêm aumentando suas capacidades e auxiliando as empresas na adoção das tecnologias. Essa rede deve encarar uma série de mudanças amplas e profundas à medida que a Microsoft se transforma com ofertas em nuvem cada vez mais ampliadas e poderosas. A transformação digital foi responsável por manter em operação muitas empresas que quase sucumbiram durante a pandemia e se tornou uma prioridade no cenário de tecnologia corporativa, exigindo uma melhoria nas soluções de software, novos serviços da Microsoft e novos perfis de parceiros.

Baseada nestas necessidades, a Microsoft aprimorou seu foco em quatro áreas principais: Plataforma de nuvem Azure; pacote de produtividade Microsoft 365 com novas experiências que inclui Windows 11, Office 365 e diversas funcionalidades de segurança; pacote de aplicativos de negócios Dynamics 365; e o Power Platform voltado para criação de aplicativos, conectando dados e automatizando processos. Neste contexto, a Microsoft entende que seus parceiros agora devem, também, ser avaliados quanto à capacidade de condução no uso dos serviços em nuvem da Microsoft que abrangem estes principais produtos.

Recursos expandidos de segurança no Azure Active Directory, mais opções de como usar o Azure Arc para criar aplicativos em qualquer ambiente e ferramentas aprimoradas para migrações relacionadas ao Azure, além de data analytics estão entre as atualizações para a sua plataforma de nuvem Azure que a Microsoft revelou na conferência Microsoft Ignite, realizada em novembro de 2021.

Novos recursos de inovação na plataforma Dynamics também foram anunciados no evento, como a orquestração da jornada do cliente em tempo real utilizando o Dynamics 365 Marketing, geração de mais insights baseado nos dados de todo o ambiente no Dynamics 365 Customer Insights e pesquisas em tempo real no Dynamics 365 Customer Voice. Tudo isso, mais a integração das soluções Dynamics 365 Sales, Field Service e Customer Service com o Microsoft Teams, formam uma poderosa ferramenta de colaboração com o propósito de ajudar as organizações a impulsionarem suas interações personalizadas com os seus clientes.

Alinhada com o movimento do mercado em low-code/no code, a Microsoft anunciou novos recursos do Microsoft Power Platform, conectando experiências de low-code por todas as operações do negócio de uma empresa. As soluções como o Power Automate Desktop de RPA assistido, Microsoft Power Fx que é uma linguagem para personalização lógica em todo o Power Platform, Power BI Premium com análises unificadas de autoatendimento e BI corporativo e recursos de IA no Power Virtual Agents para otimizar chatbots, têm como propósito ajudar as organizações a atingir seus objetivos de negócios com segurança e governança.

O Microsoft 365, com o Teams ao centro, está crescendo como uma estrutura altamente integrada com a proposta de transformar e levar a experiência de trabalho e do funcionário a um novo patamar. A ISG não enxerga este nível de integração em nenhum software de workspace existente atualmente no mercado. Ainda que o Microsoft 365 seja uma solução “building block”, vai depender da utilização e adesão do usuário para obter toda a vantagem e tirar o máximo de proveito da oferta. Nesta hora, entra em ação o ecossistema de parceiros Microsoft com um papel fundamental para o sucesso de todos esses lançamentos e novidades.

Este estudo vai revelar a atuação dos fornecedores de serviços do ecossistema de parceiros Microsoft de acordo com sua capacidade de entrega, profundidade de conhecimento, amplitude e qualidade do portfólio de serviços e a força competitiva no mercado brasileiro.