Tecnologias da Indústria 4.0, como IA, RPA e serviços em nuvem ajudaram a ServiceNow a demonstrar que pode acelerar a transformação digital e estabelecer um novo modelo de negócio resiliente, aponta relatório divulgado pela TGT Consult
As empresas locais têm demonstrado crescimento acelerado e aproveitado as oportunidades trazidas com a adoção dos serviços em ServiceNow, enquanto alguns players multinacionais estão respondendo lentamente ao impulso do mercado, muitas vezes usando a ServiceNow apenas como uma ferramenta para gerenciar o espaço de trabalho digital na modalidade de contrato de terceirização de service desk. É o que revela a edição de 2022 do estudo ISG Provider Lens™ ServiceNow Ecosystem Partners para o Brasil, produzido e divulgado pela TGT Consult.
“O mercado brasileiro amadureceu e as empresas estão mais cientes das vantagens da plataforma, incentivando empresas a se tornarem parceiras ou mudarem de categoria dentro do ecossistema ServiceNow”, explica David de Paulo Pereira, analista da TGT Consult/ISG e autor da pesquisa. “Houve um bom revezamento de nomes e posições. As empresas brasileiras estão com maior destaque nesse mercado, tanto em quantidade, quanto em posição no ranking da liderança, e souberam aproveitar o momento”.
A ServiceNow é líder em fluxos de trabalho digitais. Em comunicado recente, a empresa revelou que teve US$ 1,631 bilhão em receita de assinaturas no primeiro trimestre de 2022, o que representa crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o analista, as empresas precisam acelerar o processo de transformação digital e veem na ServiceNow uma parceira para esta trajetória.
“O uso de tecnologias da Indústria 4.0, como IA, automação de processos robóticos (RPA) e serviços em nuvem ajudou a ServiceNow a demonstrar que pode acelerar essa transformação e estabelecer um novo modelo de negócio resiliente. Adaptar-se a modelos de trabalho híbridos, garantir a continuidade de processos críticos, construir a resiliência do ecossistema de parceiros e gerenciar funcionários praticamente exige a adoção de uma solução rápida e confiável”.
De acordo com o relatório, a ServiceNow se beneficiou ao consolidar sua posição no mercado brasileiro com a necessidade de digitalização imediata de fluxos de trabalho e processos imposta pela pandemia e pela implementação da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil (LGPD). Mas esses não são os únicos usos, e o autor cita outros exemplos de aplicações práticas dentro das empresas que escolhem ServiceNow.
“Entre os benefícios, há a eliminação de circulação de papéis como termos de responsabilidade, aprovações e processos de RH, substituindo cópias físicas de documentos por digitais”. David destaca também os benefícios para incremento de segurança, uma vez que a informação circula somente entre as pessoas envolvidas no fluxo e para a conformidade com questões legais, como por exemplo a LGPD, na qual “informações sensíveis são previamente autorizadas e circulam somente nos fluxos que fazem uso da informação”.
Ao mesmo tempo, o mercado de ServiceNow enfrenta um grande desafio: a falta de talentos qualificados, como aponta o relatório. Para o autor, a tendência é que a falta de mão de obra especializada em ServiceNow se intensifique por um período. “Criar um ambiente que faça com que o funcionário queira ficar na companhia é vital para as empresas que querem expandir sua carteira de clientes. Ademais, as empresas precisam aprender a fazer ‘coopetição’, ou seja, em algumas situações competir e em muitas cooperar”, declara. “Num mercado crescente e ágil, fazer parcerias e entender quais são as complementaridades que podem ser feitas é sem dúvida uma vantagem”.
“Existe uma oportunidade para os fornecedores de serviço manterem um relacionamento de longo prazo com seus clientes através de serviços gerenciados para a plataforma ServiceNow. As empresas que forem mais ágeis na criação ou estruturação de um portfólio neste segmento se fortalecerão”, conclui.
O relatório 2022 ISG Provider Lens™ ServiceNow Ecosystem Partners para o Brasil avalia os recursos de 24 provedores em três quadrantes: ServiceNow Consulting Services, ServiceNow Implementation and Integration Services and ServiceNow Managed Services Providers.
O relatório nomeia Accenture, AOOP e Capgemini como Líderes nos três quadrantes. Nomeia Alpar Service, Deloitte, DXC Technology e nuvolax como Líderes em dois quadrantes cada e ProV e TIVIT como Líderes em um quadrante cada.
Além disso, a EY é nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição da ISG – em dois quadrantes. Extreme Digital é nomeado como Rising Star em um quadrante.
Uma versão customizada do relatório foi disponibilizada pela AOOP: https://conteudo.aoop.com.br/isg-2022
Sobre a TGT Consult
A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também atua como representante da Information Services Group (ISG) no Brasil.
Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação. Para mais informações, acesse: https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens.
Sobre o ISG
O ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa e consultoria de tecnologia. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo 70 das 100 maiores empresas do mundo. O ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e privado, além de provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e realizar um crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; consultoria de sourcing; gestão de serviços de governança e risco; serviços de operação de rede; estratégia de tecnologia e projeto operacional; gestão de mudança; inteligência de mercado; pesquisa e análise da tecnologia. Fundado em 2006 e sediado em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, pesquisa e análise de classe mundial, capacidades baseadas nos dados de mercado mais abrangentes da indústria. Para mais informações, visite https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens/.