Blog

Empresas de tecnologia precisam se preocupar com a sustentabilidade

Com cada vez mais empresas se preocupando em tornar os negócios mais sustentáveis, o tema ESG (Environmental, Social and Governance) já é área de estudo e ponto importante  na hora de avaliar os melhores fornecedores de tecnologia. Aqueles que conseguem atender expectativas de carbono zero, gestão responsável e geração de valor com responsabilidade tem preferência para a contratação.

A última edição do relatório ISG Provider Lens™ Digital Business – Solutions and Service Partners 2021, divulgado em janeiro pela TGT Consult, já aponta sustentabilidade como um dos temas mais trabalhados pelas empresas brasileiras nesse último ano. Algumas companhias começaram a investir na inovação de uma Supply Chain Circular, remodelando as etapas do processo desde a definição das matérias-primas à fabricação, distribuição, reciclagem e muito mais.

“Foi incluído um novo quadrante – Sustainability and Decarbonization – muito alinhado aos objetivos ESG estabelecidos pelo World Economic Forum. Neste quadrante apresentamos as empresas que estão melhor posicionadas na oferta e entrega de serviços e ajudam as organizações na redução de emissão de carbono e promovem a economia circular”, explica Mauricio Ohtani, analista líder da TGT Consult/ISG e autor do estudo.

No Brasil, o termo “sustentabilidade” foi tema de pesquisa em 2021 mais do que em qualquer outro ano, segundo levantamento do Google Trends. Uma pesquisa da McKinsey em 2020 indicou que cerca de 83% dos investidores C-Level esperavam que práticas ESG alavanquem os negócios das companhias.

“Na área de consultoria, grandes empresas, principalmente as multinacionais que nos procuram para encontrar um parceiro de tecnologia, já colocaram os indicadores de ESG como critério de seleção”, revela Omar Tabach, managing partner da TGT Consult. “Inclusive, estamos neste momento tratando um caso no qual o motivo de troca do fornecedor de infraestrutura de TI é essa preocupação em reduzir o impacto ambiental”.

Ohtani indica que o tema de ESG é um desafio para a evolução das empresas no futuro. “A intenção de focar nesse tema no estudo foi revelar como o mercado se encontra, acompanhar a evolução nesta área de interesse e o que os dados indicam para os próximos anos, incentivados pela COP26 que ocorreu no ano passado”, finaliza.

A edição de 2022 do estudo, prevista para lançamento em dezembro deste ano, apresenta novo nome para refletir a importância do tema: ISG Provider Lens™ Digital Business Enablement and ESG Services. O relatório vai manter os quadrantes previamente estudados e acrescenta mais uma análise, focada em serviços de experiência imersiva e realidade digital. O estudo completo de 2021 está disponível para compra no site da TGT Consult: https://www.tgt.com.br/category/quadrant-reports/