Relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services 2022 para o Brasil indica que o uso de plataformas digitais amplia o alcance dos times e reduz a necessidade de grandes escritórios para acomodar os times ágeis
A adoção de trabalho remoto permitiu que a escassez de profissionais qualificados em desenvolvimento ágil diminuísse, uma vez que a colaboração remota abriu a possibilidade de encontrar talentos sem limitações físicas e geográficas. As empresas de terceirização estavam mais bem preparadas para oferecer colaboração remota, já que estavam estudando os métodos e ferramentas para viabilizar a terceirização de serviços de aplicativos há mais tempo. É o que revela o estudo ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services 2022 para o Brasil, distribuído pela TGT Consult.
“O mercado continua crescendo, e a pandemia ensinou às empresas que o trabalho remoto funciona bem para o desenvolvimento ágil e que a colaboração não fica prejudicada pela distância”, explica Pedro L. Bicudo Maschio, analista líder da ISG e autor do estudo. “Desta forma, as empresas têm acesso a talentos fora das grandes metrópoles, o que ajuda a reduzir a escassez de profissionais no mercado”.
Segundo o autor, o Brasil está avançado no uso das metodologias ágeis, e um pouco defasado em quality assurance (QA). “As empresas brasileiras querem entregar projetos de forma rápida, mas não têm o mesmo foco em qualidade, o que impacta negativamente a experiência do cliente e a segurança dos sistemas”. Segundo ele, as mudanças no setor alteram a cultura das empresas em relação à terceirização, com maior aceitação e adoção em escala do desenvolvimento ágil. “O acesso à especialistas ficou mais fácil. A automação e a colaboração por plataformas digitais amplia o alcance dos times e reduz a necessidade de grandes escritórios para acomodar os times ágeis”.
O pico de demanda por terceirização de serviços foi em 2021. Nesta edição do estudo, também distribuído pela TGT Consult, observou que a escassez de habilidades de TI no Brasil foi um dos principais desafios para o crescimento da área. Este ano, as empresas relataram que essa escassez de habilidades continua, mas em níveis mais gerenciáveis. Segundo a última edição do ISG Index, o atrito atingiu seu ponto mais alto em 2021. Ao mesmo tempo, mais de 40% da força de trabalho nas principais empresas de serviços de TI foram contratadas entre o final de 2021 e o primeiro trimestre de 2022.
Entre as novidades no setor, o estudo indica que as empresas fornecedoras estão construindo ferramentas para criar diferenciação, como bibliotecas de produtos comerciais e de código aberto e plataformas complexas de integração para ferramentas proprietárias e de terceiros, utilizando soluções sofisticadas de IA. Os hiperescaladores de nuvem também auxiliam no suporte para desenvolvimento de plataformas utilizando ferramentas de segurança baseadas em nuvem, aplicativos de IA, assistentes virtuais, data lakes, ferramentas analíticas e muito mais.
Para os fornecedores, o foco precisa ser em conquistar parcerias com as empresas de nuvem, melhorar suas competências em desenvolvimento cloud-native, aprimorar programas de capacitação e certificação profissional. “A carência de profissionais qualificados no mercado vai continuar e é importante investir na melhoria de processos para incluir testes de qualidade no desenvolvimento ágil. São vários critérios importantes a observar, mas os dois principais são as certificações e referências de clientes, assim como avaliar a capacidade de atrair e reter talentos”.
O relatório ainda relata que o setor de ADM segue se esforçando para implantar DevOps em escala. A falta de automação pode indicar uma redução no impacto de DevOps no valor do negócio e as principais tendências para esta edição são o aumento do uso de inteligência artificial, quality assurance, testes contínuos e desenvolvimento ágil.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 52 provedores em cinco quadrantes: Agile Application Development Outsourcing, Agile Application Development Projects, Application Managed Services, Application Quality Assurance e Continuous Testing Specialists.
O relatório nomeia Capgemini, Tech Mahindra e Wipro como líderes em três quadrantes cada. Ele nomeia Accenture, Globant, Iteris, NTT DATA, Softtek e Stefanini como líderes em dois quadrantes cada. Base2, BRQ, CI&T, Compass, FCamara, GFT, Inmetrics, Prime Control, SEMPRE IT, Sofist, Thoughtworks, T-Systems e Yaman são apontados como líderes em um quadrante cada.
Além disso, Qintess e Vericode são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.
Versões customizadas do relatório estão disponíveis na Inmetrics, Iteris, Prime Control, SEMPRE IT, Sofist e Vericode.