Blog

ISG Provider Lens™ Future of Work – Services and Solutions – Brazil 2022

Os desafios do trabalho híbrido, e a habilitação das novas tecnologias para a experiência do colaborador, e produtividade

O ano de 2022 foi de ajustes para a realidade do workplace durante e após o período crítico da pandemia, que foi uma catalisadora para que as empresas repensassem seus modelos de trabalho para opções mais flexíveis. A execução deste novo modelo está presente e estabelecido nas organizações com níveis diferentes de maturidade. Agora, as empresas devem refletir sobre qual é o modelo adequado para os seus negócios, e onde cada uma delas quer chegar com o workplace.Neste ponto, cabe ao fornecedor, com seu serviço de consultoria estratégica, auxiliar na definição do modelo de trabalho mais adequado para cada empresa.

No Brasil, esta mudança trouxe impactos significativos, fortalecendo o conceito do colaborador nômade e da área de recursos humanos. Com tantas mudanças, a gestão estratégica de recursos humanos é expandida para os líderes das organizações em um olhar holístico, que além dos resultados produtivos devem gerir a experiência do colaborador com formato de trabalho mais flexíveis, aceleração digital, mudanças de métricas de produtividade, aproximação com os colaboradores, oferta de benefícios flexíveis, educação continuada e saúde mental.

Os projetos de transformação digital na área da experiência do colaborador passaram a ser estratégicos e com participação expressiva nos orçamentos das organizações. Independente do modelo adotado, cada vez mais as companhias têm buscado complementar suas iniciativas ESG com tecnologias que melhorem a experiência de seus usuários e que possam reduzir o deslocamento físico de seus colaboradores, clientes e parceiros. Entre essas tecnologias, as ferramentas de colaboração são as mais utilizadas pelas empresas, com o metaverso sendo tema de destaque para os próximos anos.

As empresas que terão os maiores índices de retenção, atração de colaboradores, produtividade, criatividade e engajamento são as que fizerem uma revisão combinada das tecnologias, processos, mecanismos de segurança, estrutura de governança, serviços e foco significativo na experiência e bem-estar dos funcionários.

As TIs corporativas desempenham um papel importante e fundamental na redefinição dos modelos empresariais e operacionais das empresas com o uso de tecnologias inovadoras que em conjunto com as áreas de recursos humanos, e de toda a organização, exploram as possibilidades de como utilizá-las e alcançar os resultados desejados. Os serviços gerenciados de tecnologias do local de trabalho desempenham um papel fundamental na estrutura phygital (combinação entre o espaço físico e digital) de uma empresa, garantindo seu funcionamento. Neste cenário, as experiências físicas são integradas com a tecnologia, trazendo inúmeros benefícios que vão desde incentivos a mais avanços tecnológicos, simultaneidade e agendas mais flexíveis.

Como uma das funções do gerenciamento de tecnologias, a análise de indicadores de performance pode trazer dados e descobertas valiosas sobre o uso das ferramentas entre os colaboradores, identificando oportunidades de melhorias nos processos de negócios. Com base em dados, os fornecedores de serviços gerenciados buscam compreender as necessidades únicas de cada área para atender a nova demanda, No mercado brasileiro, muitas companhias já passaram pelo processo de transformação digital e contam com suas tecnologias de local de trabalho. Nesta nova etapa, para aumentar a produtividade de áreas específicas, as empresas estão trazendo processos de negócios de áreas como financeiro, RH e jurídico, para dentro de seu workplace.

O mercado de Service Desk digital e suporte ao ambiente de trabalho cresceu muito com o movimento de transformação digital das empresas, causado pela pandemia. Esse crescimento do mercado também aumentou a competitividade entre os fornecedores, que têm buscado métodos e tecnologias para se destacarem frente aos concorrentes. As empresas encontram diferentes ofertas de Service Desk no mercado, e precisam compreender qual se adapta melhor aos seus processos internos.

Para adequar sua oferta, os fornecedores têm criado personas para seus clientes, utilizando dados e comportamentos reais para criar personagens que representam seus consumidores. Uma vez que as personas são definidas, o Service Desk consegue personalizar o atendimento a fim de melhorar a experiência do usuário e criar estratégias focadas em atender suas demandas.

O aumento da adoção de modelos de trabalho híbridos e remotos, e o crescente número de casos de burnout, aumentou a gestão do bem-estar do colaborador nas empresas no Brasil. Aplicativos, tecnologias e parcerias que promovem o bem-estar podem aumentar a produtividade da equipe e reduzir problemas na retenção de talentos e no recrutamento. Apesar disso, os recursos tecnológicos sozinhos não são suficientes para que os colaboradores se sintam satisfeitos. As empresas devem entender como lidar com a parte humana de seus processos, que possui papel fundamental na experiência de seus colaboradores e na liderança. Os fornecedores, utilizando indicadores de desempenho baseados em acordos de nível de experiência (XLAs), conseguem identificar problemas com equipes e seus líderes, de maneira que a empresa possa atuar rapidamente na solução de conflitos.

O ecossistema de parceiros tem estabelecido fortes alianças estratégicas para impulsionar a inovação e reforçar os seus serviços de digital workplace. Estes fornecedores de serviços estão também desenvolvendo parcerias de nicho para melhorar as suas capacidades de prestação de serviços.

Os fornecedores estão entregando serviços com automação, e outras tecnologias de self-service para se diferenciarem dos seus concorrentes no digital workplace. Estes mesmos fornecedores estão se concentrando em novos modelos de contrato com níveis de serviço que incluam a experiência do colaborador e produtividade.

Os principais fornecedores de serviços também investem em metaverso para transformar e gerir o local de trabalho digital do futuro, dando um passo à frente na oferta de serviços com experiências imersivas à sua força de trabalho.

As empresas têm a sua disposição tecnologias e fornecedores de serviços para a sua jornada de transformação digital no trabalho, que possuem competências para aumentar o engajamento dos seus colaboradores e de todas as personas que se relacionam com o seu negócio.