O trabalho remoto é a solução para a escassez de profissionais qualificados? Segundo a nova edição do relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services 2022 para o Brasil, a adoção do trabalho remoto, popularizada durante a pandemia, reduziu a necessidade de grandes escritórios para acomodar funcionários, o que fez com que a escassez de profissionais de desenvolvimento ágil diminuísse.
Nesse webinar, o analista líder da ISG e autor do estudo, Pedro Bicudo Maschio, traz sua visão do setor. Para o autor, a tendência do trabalho híbrido facilita o desenvolvimento do mercado e deve permanecer nos próximos anos, porém com alguns ajustes. Com o trabalho moderno atual e os métodos de desenvolvimento ágil, é possível conseguir pessoal capacitado e diferenciado que não está nos grandes centros e que não está perto do cliente. Você consegue acessar especialistas que estão longe e então trabalhar de forma integrada e colaborativa. Além de mudar o modelo de trabalho, isso também muda o acesso à especialização, que era mais difícil no período anterior.
Uma das dores do mercado é a aceleração da inovação, pois a qualificação não vem acompanhando a demanda. Estamos passando de um período de estabilidade na taxa de natalidade e é possível que teremos uma redução na disponibilidade de pessoas. Ela deve ser compensada devido a migração dos profissionais de outras áreas para a tecnologia da informação.