Por meio de pesquisas extensas, a TGT ISG identificou quais líderes conseguiram evitar a armadilha de se tornarem o “CIO help-desk” e, ao invés disso, tornaram-se capazes de antecipar as necessidades, agir como parceiros de negócios e liderar as demandas, desempenhando um papel estratégico relevante. O tema foi debatido na palestra de Omar Tabach, managing partner da TGT ISG, durante a 25ª Conferência Anual da ASUG (Associação de Usuários SAP da América Latina), um dos principais eventos de TI da América Latina, no qual foram abordados temas relacionados às principais tendências de tecnologia, cases de sucesso e soluções inovadoras dos diversos temas do SAP.
Na palestra, Omar destacou que para atingir esse patamar, é essencial ter uma estratégia digital clara e bem definida, que antecipe desafios e direcione o negócio para o futuro, acelerando-o por meio da inovação baseada nas metas futuras e na visão do negócio. “Isso implica em definir uma arquitetura de soluções que possa sustentar essas metas, abordando questões como a infraestrutura e a estratégia de dados para impulsionar a competitividade. Uma arquitetura flexível é crucial para permitir que a empresa alcance sua escala planejada. A decisão de terceirizar ou trazer talentos de fora deve ser feita estrategicamente, identificando quais competências devem ser desenvolvidas internamente e quais podem ser obtidas externamente”.
A palestra do executivo foi seguida pela apresentação de Pedro Bicudo Maschio, distinguished analytist da ISG e autor do estudo ISG Provider Lens™ –SAP Ecosystem Brazil 2023, que abordou as principais tendências do ecossistema SAP para 2023, com base nas revelações da última edição do relatório. Uma observação importante do estudo destaca que muitos clientes enfrentam dificuldades em compreender as vantagens do RISE with SAP, resultando na postergação da adoção do SAP S/4HANA na nuvem. “Essas empresas acreditam que todas as nuvens são iguais e não veem a necessidade imediata de migrar para o RISE with SAP. É interessante observar que aproximadamente três em cada quatro clientes de nuvem pública utilizam várias nuvens, pois gerenciar diferentes provedores de nuvem tem se tornado mais conveniente”.
Segundo o relatório, os estudos de casos sobre a adoção do SAP revelam que 60% deles destacam benefícios relacionados a custos, enquanto somente 8% mencionam benefícios direcionados para aprimoramento dos negócios. Além disso, essas análises demonstram que as soluções em nuvem se diferenciam em diversos aspectos, como custos, desempenho, segurança e ferramentas de automação.
A 25ª Conferência Anual da ASUG foi realizada na última terça-feira, 15 de agosto, no Hotel Pullmann, em São Paulo, e contou com aproximadamente 600 participantes, incluindo empresas clientes e fornecedores de serviços de tecnologia associados ao ecossistema de SAP.