O mercado americano de MarTech é consideravelmente maior do que o mercado brasileiro. No entanto, ambos enfrentam a necessidade de encontrar um caminho claro para um atendimento eficaz. Essa necessidade não se limita apenas aos prestadores de serviços do mercado, mas também se estende aos clientes que buscam orientação na implementação das mais recentes tendências tecnológicas e nas principais tecnologias utilizadas na criação de anúncios digitais e na produção com ferramentas atualizadas.
Segundo Mauricio Ohtani, distinguished analylist e senior advisor da TGT ISG, autor da edição de 2023 do estudo ISG Provider Lens™ Martech Solutions and Services para o Brasil, ambos os mercados estão testemunhando um aumento expressivo na disponibilidade de soluções. “Tanto no mercado americano quanto no nacional, estamos observando um crescimento semelhante. Inúmeras startups estão surgindo com notável competência. Empresas americanas e globais estão ingressando no mercado brasileiro, adquirindo empresas locais e realizando fusões e aquisições. Isso é motivo de grande orgulho para nós”, explica.
Durante o webinar sobre o estudo, em parceria com a Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital (AnaMid), o autor revela que o mercado tem se expandindo em opções e qualidade de serviços, bem como em ferramentas, o que aumenta ainda mais a complexidade. “Eu imagino o desafio que os anunciantes enfrentam no mercado para identificar as melhores ferramentas que possam auxiliá-los no dia a dia. É uma tarefa hercúlea devido à abundância de opções no mercado brasileiro. Há muitas soluções e empresas, sendo que cada uma delas adota uma abordagem e processos diferentes, o que amplifica ainda mais a dificuldade na escolha das soluções locais de mercado”.
No entanto, essa complexidade também traz aspectos positivos. Mauricio destaca que no passado, houve um movimento de marketing que se baseava na disseminação de informações através dos canais tradicionais. “Hoje, no mercado brasileiro, essa dinâmica se inverteu em relação aos orçamentos. Os anúncios digitais recebem um aporte de capital maior do que os anúncios tradicionais, nos quais muitas vezes era difícil obter resultados mensuráveis de retorno sobre o investimento”.
“Acredito que essa área do MarTech seja extremamente envolvente e dinâmica. O estudo em questão proporciona a oportunidade para que alguns possam aprofundar seus conhecimentos em detalhes específicos. Focamos em áreas como o MarTech estratégico, a presença digital no mercado, construção de anúncios, experiência do cliente, análise de dados, inteligência artificial, comércio digital, entre outras”, finaliza.
O estudo ISG Provider Lens™ Martech Solutions and Services 2023 para o Brasil tem previsão de lançamento para o início de outubro. O webinar em parceria com a AnaMid por ser assistido na íntegra pelo link: