Blog

Microsoft Azure expande sua dominância no mercado de nuvem do México, diz estudo inédito TGT ISG

O mercado de computação em nuvem no México está em rápida expansão, com AWS, Google, Microsoft e Oracle investindo significativamente. Google e Oracle inauguraram regiões de nuvem no país, enquanto a Microsoft investiu $1,1 bilhão em seu primeiro data center. Segundo o relatório ISG Provider Lens™ Microsoft Cloud Ecosystem 2024 para o México, produzido e distribuído pela TGT ISG, a Microsoft Azure está consolidando sua posição no mercado, superando outros serviços de nuvem na região devido à inovação contínua e estratégias competitivas agressivas.

O relatório destaca que mais fornecedores de nuvem estão investindo em recursos e treinamentos da Azure, buscando a certificação Azure Expert MSP para garantir altos padrões de serviços gerenciados. Empresas mexicanas adotam o Microsoft 365 para reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a colaboração, utilizando ferramentas como Microsoft Teams e IA.

O mercado de software como serviço no México está crescendo, destacando o apelo do SAP na Azure para operações eficientes e econômicas. A adoção do RISE with SAP impulsiona migrações para a Azure, enquanto o ecossistema de parceiros da Microsoft no México forma parcerias estratégicas para desenvolver serviços inovadores com IA generativa, transformando negócios.

“A IA Generativa está ganhando interesse global, inclusive no México, com oportunidades promissoras em setores como manufatura, TI e serviços na nuvem”, explica Mauricio Ohtani, distinguished analyst da TGT ISG e autor do estudo. Os parceiros da Microsoft no México responderam proativamente à introdução da IA generativa e à parceria com a OpenAI, mostrando agilidade no desenvolvimento de conhecimentos e soluções para transformar negócios dos clientes”.

O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft Cloud Ecosystem 2024 para o México avalia as capacidades de 28 fornecedores em cinco quadrantes: Managed Services for Azure, Microsoft 365 Services, SAP on Azure Services, Power Platform Services e Generative AI Services for the Microsoft Clouds.

O relatório nomeia Accenture e DXC Technology como Líderes em todos os cinco quadrantes, enquanto Softtek e SoftwareONE são nomeadas como Líderes em três quadrantes cada. Ingram Micro, Logicalis e Telefónica Tech são nomeadas como Líderes em dois quadrantes cada, enquanto AlfaPeople, bSide, IBM e NEORIS são nomeadas como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Readymind, SoftwareONE e TCS são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” segundo a definição da ISG — em um quadrante cada.