Blog

Empresas brasileiras lideram nas análises de mercado sobre fornecedores de serviços de tecnologia

Ao longo de 2021, 57% das empresas líderes nos estudos ISG Provider Lens são nacionais

Essa semana a TGT Consult, empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, divulgou a nova edição do estudo Cenário dos Estudos ISG Provider Lens no Brasil, o qual revela que, pela primeira vez, mais da metade da liderança nos relatórios é de empresas brasileiras. Em conformidade com a pesquisa, o motivo para tal fato é que a demanda de mercado por soluções tecnológicas abriu espaço para o investimento e criação de competências em várias áreas da tecnologia dentro das companhias do país.

Segundo Maurício Ohtani, analista líder da TGT Consult/ISG e responsável pelo relatório, por conta da necessidade de processos rápidos de decisão feitos com precisão, autonomia e agilidade, os fornecedores de serviço buscam acompanhar o avanço da tecnologia por meio da criação de parcerias estratégicas, focadas em ajudar empresas em seus processos de transformação digital. Pequenas empresas e startups obtiveram aumento de capital vindo dos fundos de investimentos, acelerando o crescimento.

“Fornecedores maiores adquiriram empresas de serviço menores, expandindo a atuação. A pandemia acelerou os investimentos em tecnologia e a demanda por serviços na nuvem precisou contar com parceiros para não sucumbir durante a crise sanitária, construindo fidelidade com novos fornecedores. Além disso, o uso de Data Analytics passou a ser tema presente nas agendas estratégicas das empresas de vários segmentos de mercado”, explica o analista.

Ao longo de 2021, cerca de 257 empresas nacionais foram parte dos relatórios ISG Provider Lens™. Dessas, 57% foram líderes de quadrantes dos 11 estudos realizados. Para Omar Tabach, managing partner da TGT Consult, esse aumento indica o sucesso dos relatórios desde sua criação. “É uma satisfação ver as empresas brasileiras figurando com destaque, o que mostra uma evolução na maturidade desses fornecedores locais. Quando trouxemos o ISG Provider Lens ao Brasil tínhamos dois objetivos: por um lado, suportar as empresas compradoras de tecnologia no processo de seleção de seus fornecedores e, por outro, melhorar as práticas de TI presentes no País. Esses dados nos mostraram que estamos no caminho correto”, comenta.

Tabach também destaca que outros fatores são parte dessa evolução, citando a alta taxa de câmbio como exemplo. “A desvalorização da moeda brasileira faz com que os fornecedores locais tenham mais oportunidades e volume de trabalho, trazendo mais competitividade para o setor. As empresas, com isso, ganham mais espaço no mercado, o que leva a mais escala e, eventualmente, maior capacidade de investimento para melhorias”.

Apesar disso, Maurício Ohtani acredita que é difícil afirmar que a alavancagem do mercado local é uma tendência. “As empresas globais podem decidir investir agressivamente no nosso mercado de um momento para o outro, trazendo mais conhecimento e recursos, investindo mais em tecnologia e adquirindo companhias menores com forte aceleração. Os fornecedores nacionais que apresentam maior desempenho devem adotar a mesma estratégia para se manterem na liderança, aproveitando o momento enquanto companhias globais priorizam investimentos em outras regiões”.

Para continuar no caminho da inovação, os fornecedores devem focar nas tendências de mercado previstas para 2022, como explica Ohtani.  “A tecnologia 5G vai impulsionar outras tecnologias como IoT, Edge Computing e Blockchain. Sustentabilidade, economia circular e redução na emissão de carbono serão temas cada vez mais presentes com empresas de tecnologia ajudando seus clientes, ao mesmo tempo em que abordam suas iniciativas de transformação digital”, esclarece. O analista também ressalta que os setores de MarTech, Customer Experience, Conteúdo, Data Analytics e Cyber Security indicam taxas agressivas de crescimento.

A agenda de pesquisas ISG Provider Lens™ para 2022 prevê 19 estudos, quatro a mais do que 2021, tendo inclusive um relatório inédito voltado somente para a América Latina. “Nossa lupa vai virar um microscópio”, adianta Tabach. “Vamos analisar cada vez mais especificidades em alguns setores, então não só as empresas brasileiras terão mais oportunidades de mercado, como também a nossa análise vai dar cada vez mais destaque para os fornecedores especialistas e de nichos”, finaliza.

Sobre a TGT Consult

A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também atua como representante da Information Services Group (ISG) no Brasil.

Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação. Para mais informações, acesse:  https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens.

Sobre o ISG

O ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa e consultoria de tecnologia. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo 70 das 100 maiores empresas do mundo. O ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e privado, além de fornecedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e realizar um crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; consultoria de sourcing; gestão de serviços de governança e risco; serviços de operação de rede; estratégia de tecnologia e projeto operacional; gestão de mudança; inteligência de mercado; pesquisa e análise da tecnologia. Fundado em 2006 e sediado em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, pesquisa e análise de classe mundial, capacidades baseadas nos dados de mercado mais abrangentes da indústria. Para mais informações, visite https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens/.