Cliente
Companhia Aérea
Oportunidade
- Após a compra de outra companhia, esta empresa aérea viu a complexidade da gestão da infraestrutura e sistemas de TI aumentar drasticamente.
- Relação muito difícil com dezenas de fornecedores de soluções com a TI.
- Também era necessário rever todo o processo de service desk e do desenvolvimento e manutenção de aplicações, com destaque para mitigar os riscos em aplicações críticas.
Imaginando uma TI diferente
- A solução seguiu a diretriz de reduzir o Custo Total de Aquisição e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
- A base do trabalho foi definir uma nova gestão de fornecedores (conceito vendor management) por meio da matriz strategic sourcing e consolidação de uma estrutura por camadas com SLAs e OLAs entre o ecossistema de fornecedores.
- Ao agregar as melhores práticas de mercado foi possível desenhar os vários cenários de sourcing e definir o cenário ideal para a empresa.
Resultados gerados
- A grande conquista desse processo foi a redução de 40 fornecedores para apenas 8, agrupados em 4 camadas.
- Com base nessa nova composição, foram otimizados os processos de gestão do desempenho de fornecedores, os processos de aquisição de fornecedores, os processos de service desk.
- Houve sensível melhora nos serviços dos fornecedores, observado pela TI e pelos usuários.