Cliente
Empresa mineradora
Desafios
- Reestruturar a área de compras de TI, responsável por +U$1 bilhão/ano de compras, para torná-la uma parceira mais ágil da TI.
- Relação difícil com fornecedores de soluções com a TI.
- Também era necessário rever todo o processo de service desk e do desenvolvimento e manutenção de aplicações, e destaque para mitigar os riscos em aplicações críticas.
Imaginando uma TI diferente
- Foi definida uma nova estratégia de sourcing, e reduzido o número de contatos com fornecedores.
- Foi criado um catálogo de fornecedores bem como uma árvore de categorias de compras.
- Uma nova estrutura de compras com novos processos de compras.
Desenho Feito
- O novo modelo de estratégia de sourcing foi liderado pela própria área de compras com participação ativa da TI.
- O modelo foi aceito e logo colocado em operação.
- A matriz da estratégia de sourcing e a árvore de categorias de compras permitiu que os novos processos ficassem mais ágeis, diminuindo o gap entre a necessidade da TI (tempo, tipo de serviço/fornecedor) e as obrigações de compras (tempo, especializações de fornecedores, mas sem ferir as políticas).