Blog

Número total de dispositivos conectados pode chegar a 27,1 bilhões até 2025, diz estudo da TGT ISG

Relatório inédito publicado pela TGT compara os pontos fortes de fornecedores de serviços de IoT no Brasil, seus desafios e diferenciais competitivos

O tema Internet das Coisas (IoT) está cada vez mais presente nas empresas privadas e nas iniciativas do governo, uma vez que é considerada uma tecnologia crucial dentro da transformação digital, permitindo que as empresas aperfeiçoem sua eficiência operacional. Algumas tecnologias como análise de big data, computação em nuvem e de borda, impulsionam a demanda por transformação digital corporativa. O uso cada vez maior dessas tecnologias avançadas, faz com que as empresas optem pela transformação baseada em IoT, trazendo diversos benefícios.

O estudo ISG Provider Lens™ Internet das Coisas (IoT) – Serviços e Soluções 2022, é o primeiro sobre o assunto no Brasil e contou com a parceria da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). A intenção é mostrar a realidade de IoT no Brasil, onde as tendências estão evoluindo de provas de conceito discretas e personalizadas para soluções escaláveis para todo o negócio e para a sociedade. Além do mais, o relatório analisou uma diferença do mercado brasileiro em relação ao cenário mundial e o destaque que obtiveram as empresas de telecomunicação.

Segundo o autor do estudo e analista da TGT Consult/ISG, David de Paulo Pereira, o mercado de serviços relacionados a consultoria, implementação e serviços gerenciados de Internet das Coisas evoluiu e amadureceu significativamente desde a publicação do Plano Nacional de IoT. “A gestão e monitoramento de ativos de toda natureza e o uso de dados e inteligência artificial (IA) para tomada de decisão passou a ser uma atividade comum em áreas distintas como Telecomunicações, Agronegócio, Medicina, Logística e com mais frequência em processos fabris”, afirma.

“Por uma questão histórica e de contexto local, nós vemos que este mercado é liderado principalmente por empresas que têm uma tradição na manutenção e automação industrial e pelas empresas de Telecom. Em termos de qualidade tecnológica, estamos em pé de igualdade com os países líderes na adoção de IOT, por enquanto com um mercado menor, porém com uma oportunidade enorme de crescimento”, pontua David.

Segundo o relatório, os fornecedores de serviços de IoT estão adotando plataformas de nuvem para entregar novos serviços diferenciados às organizações e a demanda por segurança de endpoint aumentou a necessidade de serviços de segurança gerenciados de IoT para proteger os dados da organização e dos funcionários. Outra tecnologia e tendência que favorece a implementação dos dispositivos de IoT é o lançamento do 5G, pois torna as conexões mais rápidas, móveis e resilientes.

“A principal tendência é a junção de IoT com Inteligência Artificial e com a Ciência de Dados. Quando se implementa dispositivos inteligentes, começa-se a coletar um volume gigantesco de dados e saber analisar e usar a Inteligência Artificial para entender padrões e tendências é um fator chave de sucesso. Outro movimento que estamos começando a ver é o uso de gêmeos digitais ou ‘Digital Twins’ para simular o funcionamento de equipamentos e ambientes complexos.” De acordo com David, com esta tecnologia consegue-se avaliar como é o comportamento de um determinado equipamento em diferentes condições ambientais como temperaturas extremas, trepidações, umidade e outras variáveis que podem afetar um equipamento.

Para o analista, o amadurecimento de entendimento dos benefícios deste tipo de tecnologia e o amadurecimento do próprio mercado, foram fatores cruciais para o avanço das tecnologias IoT no último ano. Ao mesmo tempo, a pandemia também acelerou a transformação digital e por consequência o uso de dispositivos conectados. “A logística passou a ser crítica para muitos segmentos e monitorar veículos, cargas e objetos passou a ser um fator de sobrevivência para muitos negócios.”, cita David.

O relatório aponta uma área crítica, a implantação de redes integradas de dispositivos inteligentes que podem monitorar a localização e o movimento de veículos, equipamentos, mercadorias, animais e pessoas, além da capacidade de coletar e analisar um volume gigante de dados sobre o uso de ativos.

Apesar dos avanços dessas tecnologias, ainda há grandes desafios a serem enfrentados pelas empresas, para que aproveitem a oportunidade para serviços gerenciados de IoT, como aponta no estudo. “Algumas empresas já começaram a estruturar serviços, mas ainda há muito o que fazer quanto a sustentação de aplicações, monitoramento de dispositivos, manutenção dos equipamentos e evolução de soluções. Outro ponto crítico, principalmente para o Brasil, é o desafio da mão de obra. Os fornecedores devem ficar atentos para retenção e formação de bons talentos”, finaliza o autor do estudo.

“O Brasil está acompanhando os avanços mundiais com pequena defasagem por conta da nossa infraestrutura e não por falta de conhecimento”, finaliza Paulo Spaccaquerche, presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC).

O relatório ISG Provider Lens™ Internet das Coisas — Serviços e Soluções 2022 para o Brasil avalia os recursos de 26 fornecedores em cinco quadrantes: Strategic Consulting, Implementation and Integration, Managed Services, Mobile Asset Tracking and Management, and Data Management and IT on the Edge. Consultoria Estratégica, Implementação e Integração, Serviços Gerenciados, Rastreamento e Gerenciamento de Ativos Móveis e Gerenciamento de Dados e IA na Borda.

O relatório aponta Embratel, IBM, Siemens e Telefonica Tech como Líderes em todos os cinco quadrantes. Ele nomeia a Accenture como Líder em quatro quadrantes e Algor Telecom, Bosch e TIM como Líderes em três quadrantes cada. A Deloitte é nomeada Líder em dois quadrantes.

Além disso, a Logicalis é nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes. Advantech, SONDA e TIVIT são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.

O relatório ISG Provider Lens™ Internet das Coisas (IoT) – Serviços e Soluções 2022 para o Brasil está disponível para compra no site da TGT Consult.

 

Webinar

Em um webinar Inédito, a TGT Consult e a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) discutem os resultados do primeiro estudo ISG Provider Lens™ Internet of Things — Serviços e Soluções realizado no Brasil.

Serviço:

WEBINAR “Análise do Ecossistema de IoT no Brasil”

Onde: https://www.youtube.com/watch?v=iWFdj9E2xv8

 

Conheça o ISG Provider Lens™ Brasil

O ISG Provider Lens™ é uma pesquisa comparativa entre provedores de serviços. Ela fornece avaliações independentes e confiáveis de fornecedores presentes no Brasil, segmentados pelo comportamento de mercado.

O ISG Provider Lens™ auxilia na escolha de parceiros ideais para seu negócio. É a única avaliação de provedores de serviços do gênero a combinar pesquisas empíricas baseadas em dados e análises de mercado com a experiência e observações reais da equipe de consultoria global da ISG. Seu relatório fornece insights importantes para a contratação de serviços de TI.