Como contratar serviços de Tecnologia

Participe do ISG Provider Lens™

Cadastre sua empresa e participe gratuitamente do principal estudo do mercado brasileiro de TI.

O ISG Provider Lens™ é um estudo que avalia pontos fortes e fracos de provedores de serviços, bem como sua posição no mercado em relação aos seus pares.

SAIBA MAIS

Estratégia para TI e Negócios

Aprimore suas decisões e planejamento com nossos consultores

A TGT Consult pode ajudá-lo a desenvolver uma gestão mais inteligente da sua área de TI, agregando parceiros que tenham afinidade com sua estratégia.

SAIBA MAIS

RFP não é o bastante

O tradicional modelo de contratação de fornecedores por RFP/RFI e POCs tem suas vantagens e desvantagens, e pode acabar beneficiando uma empresa que saiba produzir bons “powerpoint” em detrimento ao melhor fornecedor de serviços. Para escopos de baixa ou média complexidade, com pouca ou nenhuma subjetividade, a seleção por RFP é eficaz. Por outro lado, em compras de alta complexidade e subjetividade, a TGT recomenda que se utilize métodos colaborativos de compra com base nas metodologias ágeis (veja mais sobre a metodologia ágil em compras aqui). Além disto, é necessário complementar o frio e simplista processo da RFP com análises e percepções de analistas e conselheiros especializados.

Destrave seu processo de compras

Em compras de alta complexidade, é comum que o processo de seleção sofra muitos atrasos e interferências por conta das percepções internas divergentes. Há muitas variáveis a serem analisadas, mas raramente há informação confiável para tomadas de decisão. Como consequência, muitos projetos de TI começam atrasados desde a largada e com fornecedores inadequados, pois estes não foram a melhor escolha possível, mas apenas o “mínimo denominador comum” capaz de atender aos diversos stakeholders.

Proteja seus projetos com parceiros melhores

A escolha inadequada de fornecedores de TI é um dos erros mais comuns cometidos pelos executivos das médias e grandes empresas no Brasil. Os fornecedores pecam por oferecerem mais do que podem cumprir, mas os compradores por sua vez pecam ao não validarem tais informações com base em dados empíricos. Em grandes projetos, a escolha de fornecedores é estratégica e não basta escolher a empresa de melhor reputação. Todas possuem pontos fortes e fracos que precisam ser considerados.

Tenham uma opinião independente

Nos EUA e Europa, é comum que as empresas recorram a consultorias independentes para direcionar suas escolhas de fornecedores. Estas consultorias acumulam dados setoriais empíricos, vitais para uma escolha mais rápida e acertada. No Brasil, a TGT Consult é representante da ISG. É responsável por conduzir a única pesquisa de fornecedores de TI focada no mercado nacional. A TGT não possui vínculos com fornecedores ou fabricantes de tecnologias. É uma consultoria 100% independente, capaz de mapear necessidades da sua empresas e propor uma lista de fornecedores adequados à sua realidade.

Usando o ISG Provider Lens™ para melhorar o processo de seleção de fornecedores

“Vejo o Relatório ISG Provider Lens™ como um insumo produzido pela ISG e TGT Consult no Brasil, que pode ser usado como diretriz para acertar nas contratações de serviços e produtos de TI”, diz Sérgio Rezende, consultor que vem usando o IPL como guia de apoio para trabalho estratégico de uma grande empresa brasileira.

Para o consultor, o relatório ISG Provider Lens™ traz um olhar à parte, fora do escopo técnico, como uma espécie de consultor isento. “Ele ajuda a ter uma visão mais objetiva, com dados e análises qualitativas. É um consultor sem nenhum viés, ou seja, não tendencioso. Podemos dizer que ele serve como um farol, que ajuda os executivos a determinarem o melhor caminho a seguir, oferecendo informações essenciais neste processo, como: quais seriam os provedores que tem no mercado e quais são os melhores em cada serviço e produto específico”.

De acordo com Rezende, há uma visão míope por parte dos executivos de simplificar e terceirizar esse trabalho para suprimentos sem ter o suporte de uma análise direcionada. O ISG Provider Lens™ vai responder a perguntas que podem ser decisivas e influenciar o sucesso da implantação do serviço contratado, tais como:

  • Quais são os serviços disponíveis no mercado?
  • Quem são os melhores fornecedores?
  • Quem consegue implantar e gerenciar esse serviço?
  • Quais fornecedores atendem melhor a minha indústria?
  • Quais deles se adequam ao porte da empresa e suas necessidades, evitando custos e contratações de serviços desnecessários?”

Escolha melhor com apoio da TGT

Apoiamos diversas empresas a escolherem os fornecedores mais adequados aos seus projetos. Reduzimos a subjetividade e os conflitos internos com base em dados confiáveis, mantendo a idoneidade da escolha e agilizando as tomadas de decisão.

Agende uma conversa e conheça nossa metodologia

Fale conosco no WhatsApp