Estudo inédito no Brasil traz raio-x do ecossistema Salesforce e apresenta as tendências do mercado da solução em nuvem

Salesforce cresce como provedor de serviços no Brasil e revela interesse progressivo no mercado da nuvem, aponta estudo da ISG. Destaca-se por oferecer soluções também para pequenas e médias empresas, revela relatório da ISG Provider Lens™ divulgado pela TGT Consult.

Na contramão da crise econômica causada pelo COVID-19 em todo o mundo, caminham as empresas de tecnologia, como as que estão diretamente ligadas aos serviços que permitem a continuidade de atuação e a manutenção do relacionamento com o cliente, como as soluções de computação em nuvem e de segurança digital.

Nas últimas semanas, os mercados financeiros começaram a recuperar suas perdas, dando alguns destaques no mercado de ações, principalmente às empresas com sistemas de computação em nuvem. Umas delas é a Salesforce, que já vinha num processo de alta demanda por seus serviços de transformação digital.

Em uma pesquisa inédita no Brasil, realizada pela empresa global de consultoria e pesquisa em tecnologia ISG (Information Services Group), representada e distribuída no Brasil pela TGT Consult, empresa de consultoria e pesquisa em gestão de TI, apresenta um raio-x do ecossistema Salesforce no mercado brasileiro e mostra suas principais transformações e tendências.

De acordo com o relatório ISG Provider Lens™ Salesforce Ecosystem Partners – Brazil 2020, mesmo se tratando de um dos provedores mais novos no Brasil – em comparação com as gigantes do setor -, a Salesforce tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, registrando um crescimento expressivo ano após ano.

Segundo o autor da pesquisa e sócio da TGT Consult, Mauricio Ohtani, muitos são os fatores que contribuem para esse crescimento constante, dentre eles está o fato de que mais do que nunca “esse é o momento da computação em nuvem”. De sistemas corporativos a ambientes críticos para negócios, o Salesforce oferece um aplicativo fácil de usar que se tornou essencial para empresas, competindo com concorrentes já consagrados como Oracle, Microsoft e SAP no mercado brasileiro. Com um histórico de faturamento global de US$ 1 bilhão realizado nos 10 primeiros anos de vida, para mais de US$ 10 bilhões na última década, a empresa é uma das líderes que entrega grande valor para os clientes e é a quarta maior empresa de tecnologia do mundo.

Mauricio Ohtani explica que o relatório ISG Provider Lens™ Salesforce Ecosystem Partners – Brazil 2020 reforça que, “apesar de o Salesforce ser um sistema bastante adotado por grandes empresas, ele passou a ganhar uma importante fatia do mercado intermediário, já que oferece soluções atraentes para pequenas e médias empresas pela facilidade da implementação, sem precisar do envolvimento da TI, e pela possibilidade de adquirir o direito de uso conforme a necessidade”.

Na atual realidade, essa pode ser uma oportunidade para empresas que não virtualizaram sua força de venda e até mesmo que precisam fazer uma transição de suas operações para a nuvem visando permitir melhor trabalho remoto, ou ainda, aumentar sua produtividade apostando em novas tecnologias.

Só no Brasil, hoje são mais de 70 provedores parceiros do ecossistema Salesforce. Para analisar a qualidade do serviço desses parceiros, o relatório ISG Provider Lens™ Salesforce Ecosystem Partners – Brazil 2020 foi dividido em 4 quadrantes: Implementation & Integration Services; Implementation Services for Core Clouds; Implementation Services for Marketing Cloud e Managed Application Services Source.

As empresas Accenture, Cognizant e Deloitte, que atuam como provedores parceiros, estão no topo do ranking, ocupando o posto de líderes nos quatro quadrantes. Em seguida estão a Infosys e PwC líderes em três quadrantes. O estudo ainda conta com uma classificação Rising Stars, de provedores em ascensão, ou seja, empresas com um portfólio promissor que estão no caminho para alcançar o posto de líder nos próximos 12 a 24 meses. Como é o caso da Appirio, líder em dois quadrantes e Rising Stars em mais dois.

O relatório completo foi disponibilizado pela Cognizant e pode ser acessado pelo link: http://global.cognizant.com/l/297592/2020-04-24/2j8686 .

Sobre o ISG

O ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa e consultoria de tecnologia. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo 70 das 100 maiores empresas do mundo. O ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e privado e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e realizar um crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; consultoria de sourcing; gestão de serviços de governança e risco; serviços de operação de rede; estratégia de tecnologia e projeto operacional; mudar a gestão; inteligência de mercado e pesquisa e análise da tecnologia. Fundado em 2006 e sediado em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1,3 mil profissionais em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, pesquisa e análise de classe mundial, capacidades baseadas nos dados de mercado mais abrangentes da indústria. Para mais informações, visite www.isg-one.com.

Sobre a TGT Consult

A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também atua como representante da Information Services Group (ISG) no Brasil.

Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação. Para mais informações, acesse: https://www.tgt.com.br/.